Home Unlabelled Os municípios e a segurança pública
Os municípios e a segurança pública
JBPress julho 17, 2009 0
Beto Richa
A insegurança pública é o problema que mais preocupa a população brasileira. Até alguns anos atrás, esse problema se resumia aos grandes centros urbanos, mas hoje faz parte do dia-a-dia de todas as famílias, morem em capitais, cidades médias ou mesmo em pequenas cidades do interior. Em todas as consultas públicas, a insegurança aparece em primeiro lugar, infelizmente.
Diante dessa situação, nos perguntamos: o que podem fazer as prefeituras para aumentar a segurança pública num país como o Brasil? País no qual o poder de polícia se distribui essencialmente entre o governo federal e os governos estaduais, cabendo aos municípios, além da guarda do seu patrimônio, papel secundário?
Em 2004, participei de um seminário com algumas das maiores autoridades brasileiras no assunto. Perguntei: o que podem fazer as prefeituras? Qual seu papel no drama da insegurança da população?
A resposta, acatada como norte de nossa administração na Prefeitura de Curitiba, foi de singular simplicidade: cabe à Prefeitura urbanizar as áreas críticas, isto é, limpá-las, arruá-las, iluminá-las, asfaltá-las. Além, é claro, de provê-las de escolas, postos de saúde, praças, áreas de lazer e esporte. Foi o que fizemos, é o que fazemos, será o que faremos. Mas isto não é o suficiente – e fizemos mais, como mostrarei a seguir.
Além da infraestrutura social e urbana, que leva cidadania para jovens e adultos, também a prevenção, a presença nas ruas, se faz necessária. Foi por isso que construímos nove novos módulos da Guarda Municipal e, para a PM, mais cinco novos núcleos de Proteção ao Cidadão. A rede de iluminação cresceu 51 km e tornamos mais potentes 21 mil luminárias! Ruas iluminadas, todos nós sabemos, são inimigas de malfeitores.
Curitiba tem pontos estratégicos, como o Centro Histórico, as Ruas da Cidadania, os Terminais de transporte, os Parques; e neles instalamos 70 câmeras de segurança acompanhadas 24 horas por dia pela guarda municipal, agora com efetivo de quase 1800 homens – significa dizer um guarda para cada mil habitantes, uma das melhores proporções do país.
Esta guarda teve exponencial aumento de mobilidade. A Prefeitura a equipou com mais carros (de 46 para 82), mais motos (de dez para 26), mais (80) bicicletas. As famílias exigem segurança, ela é nosso intransferível dever. É possível encontrar soluções, fazer nossa parte, não importa o tamanho da cidade em que moramos.
Beto Richa é prefeito de Curitiba
gabvirtual@pmc.curitiba.pr.gov.br
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Designed by OddThemes
Postar um comentário
Obrigado pela participação.