Por uma Nova Política
Gleisi Hoffmann
União do Paraná
No dia 21 acontecerá na Assembleia Legislativa um ato de apoio ao pré-sal. Além de apoio à proposta do presidente Lula, será o início de um movimento de união de todas as forças políticas e sociais do Paraná em defesa dos royalties do pré-sal para todos os estados brasileiros. Pois, como disse o governador Requião, não podemos ter os emirados brasileiros, em que apenas três estados – SP, RJ e ES - fiquem com os royalties da maior descoberta de petróleo dos últimos vinte anos no mundo. Seguindo as normas vigentes, o Paraná perderá milhões de reais em investimentos. Como a nossa faixa litorânea é de todos os brasileiros, nada mais justo do que todos receberem os recursos oriundos da exploração de gás e petróleo da camada do pré-sal. Não podemos aceitar que existam estados mais privilegiados do que outros. Estamos falando de muitos recursos. O Brasil inteiro precisa ser considerado.
40 mil casas para o Paraná
40 mil casas para o Paraná
Das 44 mil casas previstas para o Paraná dentro do programa “Minha casa, minha vida” do governo Lula, 40 mil já tiveram projetos apresentados na Caixa Econômica Federal. Contudo, continuo preocupada com as contratações para os pequenos municípios, aqueles com menos de 50 mil habitantes.
Por isso, no próximo dia 11, participarei de reunião onde serão discutidas alternativas para atender estas cidades. A reunião, organizada em conjunto com o Sinduscon e o Crea Paraná, contará com a presença do ministro Paulo Bernardo, da Associação dos Municípios do Paraná, de representantes da CEF e de outras entidades da construção civil. O objetivo é viabilizar a construção de moradias para os pequenos municípios.
Reeleição na Colômbia
Reeleição na Colômbia
O presidente colombiano Álvaro Uribe conseguiu aprovar no Congresso Nacional de seu país a realização de referendo que lhe autorize disputar um terceiro mandato. Medida que virou moda na América Latina espanhola.
Felizmente aqui no Brasil, com o governo do presidente Lula, essa tese não vigora. O presidente tem rejeitado reiteradamente qualquer insinuação sobre este tema. Mostra o seu caráter republicano e o seu compromisso com a consolidação de nosso processo democrático.
O Brasil, sob o governo do presidente Lula se comporta – também neste tema - como a grande liderança regional que é, não sujeito aos oportunismos e casuísmos das nossas frágeis democracias regionais.
O Brasil, sob o governo do presidente Lula se comporta – também neste tema - como a grande liderança regional que é, não sujeito aos oportunismos e casuísmos das nossas frágeis democracias regionais.
Gleisi Hoffmann é advogada e presidente do PT Paraná. Contatos: presidente@pt-pr.org.br
Postar um comentário
Obrigado pela participação.