O projeto do Corredor de Congelados criado pelo governo paranaense objetiva aumentar a capacidade de armazenamento de congelados no Porto de Paranaguá das atuais 58 mil toneladas para 100 mil toneladas. Foto APPA
O governador Roberto Requião homologou, esta semana, o resultado da licitação realizada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), para contratação de empreiteira que fará a remodelação, ampliação e de estruturação do cais, para o aprofundamento dos berços em Paranaguá. O investimento de R$ 95,7 milhões é um dos maiores da história do complexo portuário e aumentará em 30% a estrutura física do cais comercial, consolidando o potencial logístico do porto para o embarque de grãos.
As obras compreendem a construção de um píer de 436 metros, que integrará o Corredor Oeste de Exportação de Granéis e permitirá a atracação e operação simultânea de duas embarcações. Outra intervenção prevista é o reforço da estrutura de atracação, com o alongamento das cortinas de contenção (parede submersa que sustenta o cais). Essa obra permitirá aumentar a profundidade dos berços de atracação para 14,5 metros.
O cais do Porto de Paranaguá – hoje, com 2.820 metros de extensão - foi construído em várias épocas, a partir de 1935. Desde então, o porte dos navios mudou, assim como as técnicas construtivas. As últimas intervenções, por exemplo, foram feitas em 2003, em dois dos berços, nos quais a estrutura já permite a dragagem de aprofundamento. O projeto atual prevê obras em 12 berços.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.