Premiação, em Brasília, foi na última quarta-feira, dia 19; nesta edição, inscreveram-se 1,3 mil prefeituras, das quais 719 tiveram seus projetos habilitados e concorreram à etapa nacional
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, entrega o Prêmio para Gilmar José Benkendorf Silva, prefeito de Munhoz de Mello, que venceu na categoria "Melhor Projeto Estadual" Foto: Agência La Imagen
O prefeito de Munhoz de Mello, noroeste do Paraná, Gilmar José Benkendorf Silva, é um dos vencedores nacionais da VI Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A cerimônia de premiação, que reconheceu o trabalho realizado por nove prefeitos brasileiros, aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 19, em Brasília. Gilmar Silva foi vitorioso pela Região Sul.
A solenidade reuniu mil participantes. Entre eles, integrantes do Sistema Sebrae; representantes de entidades municipalistas; dos governos municipal e federal; parlamentares; os ministros de Estado Márcio Fortes, das Cidades; Márcia Lopes, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; e o presidente da República em exercício, José Alencar, que foi homenageado.
O Prêmio Prefeito Empreendedor é promovido pelo Sebrae Nacional para incentivar o desenvolvimento municipal aproveitando o potencial dos micro e pequenos empreendimentos, que representam 99,1% das empresas do País. Nesta edição, o Prêmio contou com 1,3 mil prefeituras das quais 719 tiveram seus projetos habilitados e que concorreram à etapa nacional e os vencedores disputaram a fase nacional. Na etapa estadual, o prefeito de Munhoz de Mello foi o vencedor na Categoria Melhor Projeto Estadual.
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, entrega o Prêmio para Gilmar José Benkendorf Silva, prefeito de Munhoz de Mello, que venceu na categoria "Melhor Projeto Estadual" Foto: Agência La Imagen
A premiação é realizada com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas no Congresso Nacional; Movimento Brasil competitivo e Frente Empresarial pela lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
A edição atual do Prêmio Prefeito Empreendedor reforçou o foco na regulamentação e prática da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e a maioria das iniciativas vencedoras tem ações relacionadas à legislação. Ao todo, o Prêmio já mobilizou um terço dos 5.564 municípios do País. Nacionalmente, contando com os nove premiados nesta quarta-feira, 44 chefes de executivos municipais foram agraciados com o título de Prefeito Empreendedor.
Munhoz de Mello
"Não fizemos nada de mais. Fizemos coisas simples, mas o nosso município passou por uma revolução, uma mudança total. Queremos fazer de Munhoz de Mello um brinco, não apenas de beleza, mas de autoestima. É isso que as pessoas da comunidade esperam da gente, ações que promovam o empreendedorismo e o desenvolvimento do município", afirmou o prefeito.
Gilmar Silva conta que quando elegeu-se prefeito, há seis anos, parou para refletir sobre o que faria desde então, como gestor público. "Sempre fui vereador. Ser prefeito era diferente. Então busquei qualificação. Fiz o Liderar, o Líderes Públicos e agora recentemente o Empretec (todos programas do Sebrae). Faço todos os programas que pretendo levar para o meu município", disse orgulhoso, em entrevista à Agência Sebrae de Notícias do Paraná.
Munhoz de Mello é um dos quatro municípios do Paraná eleitos pelo Sebrae/PR para participar do Programa de Desenvolvimento Municipal, com duração de 2 anos e meio e que oferece, a curto prazo, soluções empresariais no município. Hoje, estima-se que existam cerca de 100 micro e pequenas empresas no município.
Dentre as ações que levaram à premiação de Gilmar Silva como vencedor da Região Sul, na premiação nacional do Sebrae, estão a criação da Associação dos Pequenos Produtores Rurais; do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural; e da da Aproveleite, a Associação dos Produtores e Vendedores de Leite de Munhoz de Mello; a agroindustrialização da produção de leite; a proteção e controle da área ambiental; a conservação e recuperação do meio ambiente do município; e o desenvolvimento de uma comunidade escolar, promoção e cooperação para preservação do meio ambiente, por meio da reciclagem.
‘Ator-chave’
O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, participou da cerimônia de premiação em Brasília. Segundo ele, o Prêmio Prefeito Empreendedor é uma forma de reconhecer melhores práticas de apoio às micro e pequenas empresas e a operacionalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor no País desde 2006 e implantada localmente por mais de 300 dos 399 municípios do Paraná. "O prefeito é o 'ator-chave' nesse processo, a partir da capacidade que esse gestor público tem de criar um ambiente propício para o desenvolvimento de pequenos negócios", observou o diretor.
Na avaliação de Agostini, os vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor, além de troféus, ganham o reconhecimento das ações realizadas em prol das micro e pequenas empresas. "Essa é uma postura que gera um impacto socioeconômico positivo para os municípios", disse. Na avaliação do diretor de Operações do Sebrae/PR, a vitória de Gilmar Silva, de Munhoz de Mello, deve ser vista como um exemplo a ser seguido. E reforça o trabalho que os prefeitos e as entidades de apoio como o Sebrae/PR têm feito para melhorar o ambiente institucional para as micro e pequenas empresas.
"Esperamos que, com isso, tenhamos mais inscritos na próxima edição. Investir nas micro e pequenas empresas é a saída para os pequenos municípios, sobretudo por que são os pequenos negócios os responsáveis por dar a dinâmica econômica e social que as grandes empresas dão para os grandes municípios. A pequena empresa é a grande empresa dos pequenos municípios. Ações como as implantada em Munhoz de Mello ajudam a transformar realidades", assinalou Agostini.
Vencedores
Nove municípios se destacam na premiação nacional que, neste ano, reuniu 98 finalistas e envolveu um terço dos 5.564 municípios brasileiros. Embora a iniciativa do Sebrae contemple 11 vencedores, sendo um por região do País – Norte, Sul, Centro-Este, Nordeste e Sudeste – e seis destaques temáticos, nesta edição foram nove vencedores.
Helder Salomão, de Cariacica, no Espírito Santo, e Celso Paulo Banazeski, de Colíder, Mato Grosso, venceram em duas categorias. Salomão ganhou pela Região Sudeste e também foi destaque “Compras Governamentais”. Banazeski venceu pela Região Centro-Oeste e foi destaque “Implantação da Lei Geral”.
Além de Gilmar Silva, os demais vencedores regionais são Confúcio Aires Moura, de Ariquemes, Rondônia, que venceu pela Região Norte; e Francisco das Chagas Limma, de São João do Arraial , Piauí, vencedor pela Região Nordeste.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.