Luiz Cláudio Romanelli*
Um dos programas mais importantes e estratégicos do atual governo estadual é o das Patrulhas Rodoviárias, do Departamento de Estradas de Rodagem-DER e da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná-Codapar, que tem o objetivo de recuperar as estradas rurais do Paraná, muitas delas em má situação. Por que estratégico? Porque o Paraná tem uma sólida base econômica na agropecuária e na indústria de transformação de produtos agrícolas e animais, e as estradas rurais representam uma parte fundamental da infraestrutura necessária para o escoamento e comercialização dessa produção.
As estradas rurais paranaenses ficaram durante muito tempo abandonadas e entregues à ação das chuvas, tornando-se em inúmeros casos intransitáveis. O programa Patrulhas Rodoviárias, lançado em 2007, fechou 2009 com mais de 2,5 mil quilômetros de caminhos recuperados, em 125 municípios de todas as regiões do estado. No momento, está em curso o trabalho de recuperação de mais 460 quilômetros de estradas rurais em outros 23 municípios.
O programa consiste em providenciar máquinas e funcionários do DER para atender os municípios no serviço de recuperação das estradas. É feito um convênio com as prefeituras, que podem reforçar as patrulhas com equipamentos e pessoal próprios, se for o caso de ampliar a extensão dos caminhos a serem recuperados. A duração do serviço é geralmente de 45 dias.
Não é necessário insistir na importância da recuperação das estradas rurais, cuja má qualidade e péssima conservação compromete toda a produção do campo. A situação é mais grave nos pequenos municípios, que frequentemente não dispõe de recursos e estão com suas máquinas sucateadas, mas afeta também os maiores. Os prefeitos têm exigido, com inteira justiça, a presença das patrulhas rodoviárias em seus municípios.
Daí decorrem duas conclusões: a primeira é que o programa é um sucesso, que foi de encontro às necessidades dos produtores rurais e dos municípios como um todo; a segunda é que é necessário ampliá-lo, porque isso é uma exigência da realidade econômica e social do Paraná.
O primeiro passo é realizar um trabalho integrado das equipes do DER e da Codapar com os investimentos do governo federal para manutenção de estradas, otimizando ações e recursos. Aqui há necessidade de um empenho político no sentido de encaminhar os projetos e liberá-los através de emendas parlamentares.
A segunda providência é aumentar o número de patrulhas, o que implica destinação de mais recursos. Os prefeitos colocam como horizonte o objetivo de uma patrulha para cada dez municípios, o que tornaria possível a preservação das estradas rurais.
Por fim, tal como foi feito com outros programas do atual governo, como o Luz Fraterna, a Tarifa Solidária da Água e o Programa de Desenvolvimento da Educação-PDE, é necessário que o programa Patrulhas Rodoviárias se torne um programa permanente de Estado, uma política pública que se mantenha independentemente do governo. É uma questão vital para o Paraná destinar recursos de forma permanente para a recuperação de suas estradas rurais.
O impacto sócio-econômico de estradas rurais bem conservadas não pode ser aquilatado com precisão. Sem dúvida, porém, será enorme. Não se trata apenas do escoamento e comercialização da produção rural, mas também do pleno acesso da população rural aos serviços sociais básicos, como educação e saúde. É, portanto, uma questão de garantir a cidadania a todos os cidadãos paranaenses.
Assembleia Legislativa do Paraná
Liderança do Governo
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB)
www.luizromanelli.com.br
Twitter: @Romanelli_
Um dos programas mais importantes e estratégicos do atual governo estadual é o das Patrulhas Rodoviárias, do Departamento de Estradas de Rodagem-DER e da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná-Codapar, que tem o objetivo de recuperar as estradas rurais do Paraná, muitas delas em má situação. Por que estratégico? Porque o Paraná tem uma sólida base econômica na agropecuária e na indústria de transformação de produtos agrícolas e animais, e as estradas rurais representam uma parte fundamental da infraestrutura necessária para o escoamento e comercialização dessa produção.
As estradas rurais paranaenses ficaram durante muito tempo abandonadas e entregues à ação das chuvas, tornando-se em inúmeros casos intransitáveis. O programa Patrulhas Rodoviárias, lançado em 2007, fechou 2009 com mais de 2,5 mil quilômetros de caminhos recuperados, em 125 municípios de todas as regiões do estado. No momento, está em curso o trabalho de recuperação de mais 460 quilômetros de estradas rurais em outros 23 municípios.
O programa consiste em providenciar máquinas e funcionários do DER para atender os municípios no serviço de recuperação das estradas. É feito um convênio com as prefeituras, que podem reforçar as patrulhas com equipamentos e pessoal próprios, se for o caso de ampliar a extensão dos caminhos a serem recuperados. A duração do serviço é geralmente de 45 dias.
Não é necessário insistir na importância da recuperação das estradas rurais, cuja má qualidade e péssima conservação compromete toda a produção do campo. A situação é mais grave nos pequenos municípios, que frequentemente não dispõe de recursos e estão com suas máquinas sucateadas, mas afeta também os maiores. Os prefeitos têm exigido, com inteira justiça, a presença das patrulhas rodoviárias em seus municípios.
Daí decorrem duas conclusões: a primeira é que o programa é um sucesso, que foi de encontro às necessidades dos produtores rurais e dos municípios como um todo; a segunda é que é necessário ampliá-lo, porque isso é uma exigência da realidade econômica e social do Paraná.
O primeiro passo é realizar um trabalho integrado das equipes do DER e da Codapar com os investimentos do governo federal para manutenção de estradas, otimizando ações e recursos. Aqui há necessidade de um empenho político no sentido de encaminhar os projetos e liberá-los através de emendas parlamentares.
A segunda providência é aumentar o número de patrulhas, o que implica destinação de mais recursos. Os prefeitos colocam como horizonte o objetivo de uma patrulha para cada dez municípios, o que tornaria possível a preservação das estradas rurais.
Por fim, tal como foi feito com outros programas do atual governo, como o Luz Fraterna, a Tarifa Solidária da Água e o Programa de Desenvolvimento da Educação-PDE, é necessário que o programa Patrulhas Rodoviárias se torne um programa permanente de Estado, uma política pública que se mantenha independentemente do governo. É uma questão vital para o Paraná destinar recursos de forma permanente para a recuperação de suas estradas rurais.
O impacto sócio-econômico de estradas rurais bem conservadas não pode ser aquilatado com precisão. Sem dúvida, porém, será enorme. Não se trata apenas do escoamento e comercialização da produção rural, mas também do pleno acesso da população rural aos serviços sociais básicos, como educação e saúde. É, portanto, uma questão de garantir a cidadania a todos os cidadãos paranaenses.
Assembleia Legislativa do Paraná
Liderança do Governo
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB)
www.luizromanelli.com.br
Twitter: @Romanelli_
Postar um comentário
Obrigado pela participação.