As ações para reconstruir os municípios do Rio Grande do Sul atingidos por fortes ventos se concentram em limpar as ruas e restabelecer o fornecimento de energia elétrica. As cidades de Gramado e de Canela, na Serra Gaúcha, foram as mais atingidas. A ventania, que durou cerca de um minuto, chegou a 124 quilômetros por hora. O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, se reuniu com secretários do estado, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros na manhã de hoje (22).
Segundo ele, foi criada uma uma frente de trabalho de emergência para auxiliar os atingidos pela ventania da noite de ontem (21). Além disso, um grupo está nas ruas fazendo um levantamento dos estragos, mas a prioridade é restabelecer a energia elétrica para as cerca de 3 mil residências atingidas. “Estamos fazendo tudo de forma muito rápida para não haver interferência no turismo que representa 60% da economia do município.”
O vento, segundo ele, atingiu sete bairros. “Temos nesses locais umas 30 famílias carentes e para elas determinei que sejam alugadas casas imediatamente e providenciado o remanejamento”.
O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ditmar Bellmann, disse que algumas casas do bairro de Santa Terezinha, em Canela, foram completamente destelhadas. Pelo menos 140 moradias foram atingidas. Ele ressaltou que a energia deve ser restabelecida até o fim da tarde, mas o abastecimento de água permanecerá comprometido, por enquanto. Há 40 pessoas abrigadas no Centro de Tradições Gaúchas e os 11 moradores feridos já foram liberados do Hospital de Caridade de Canela.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.