JBPress
  • CAPA
    • BRASIL
    • ECONOMIA
  • CADERNOS
    • VIDEOS
    • CULTURA
    • CURIOSIDADE
    • MODA
  • CADERNOS 2
    • SAÚDE
    • AGRO
    • PARANÁ
    • CIÊNCIA
  • OPINIÃO
  • ESTILO
  • MUNDO

Home Unlabelled Indústria londrinense obtém segundo lugar no ranking nacional do Edital Inovação Senai 2010

Indústria londrinense obtém segundo lugar no ranking nacional do Edital Inovação Senai 2010

JBPress agosto 27, 2010 0

Projeto inédito desenvolverá uma mistura para empanar carnes e legumes a serem assados ou grelhados, sem glúten, e que dispensa uso de sal, ovos e qualquer tempero
 
A Indústria de Alimentos Apetitoso, de Londrina, Paraná conseguiu 791,71 pontos com o projeto Crockmix para assados e grelhados – a segunda posição no ranking nacional do Edital Senai Sesi de Inovação 2010. Wanderley Rosignoli Napoli, diretor da indústria, comemora a divulgação do resultado e comenta que, em contrapartida ao que receberá do Senai, deverá investir em equipamentos,  embalagens e matéria-prima para o novo produto. "Além disso, deveremos contratar novos colaboradores e capacitá-los para as novas atividades", informa.


“Em março deste ano, lançamos no mercado o Crockmix para frituras, produto que é uma mistura pronta para temperar e empanar carnes e legumes. Em seguida, idealizamos o Crockmix para assados e grelhados, seguindo a tendência de desenvolver alimentos mais saudáveis, com menos calorias e inscrevemos o projeto no Edital”, conta Wanderley.

O diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, lembra que mais de mil projetos, de indústrias de todo o Brasil, foram apresentados ao Edital Inova neste ano. Destes, 77 foram aprovados para receber o apoio do Edital.  “Os números demonstram a importância do projeto da Apetitoso, que recebeu a segunda maior pontuação do Brasil e a primeira do Paraná”, diz Barreto. “Além disso, cresce a importância pelo fato de se tratar de uma pequena empresa do interior do Estado”, afirma.
O diretor regional do Senai enfatiza que a entidade se consolida como parceira da indústria na inovação. “É uma linha de atuação que ganhou corpo nos últimos anos e que contribui para a meta do Sistema Fiep, que é a de estimular a inovação como estratégia para alavancar a competitividade das indústrias paranaenses”, afirma.  A atuação do Sistema Fiep em inovação se dá através da plataforma formada pelo Centro Internacional de Inovação (C2i), do qual o Senai-PR é um dos mantenedores, junto com o Sesi-PR, a Fiep e o IEL-PR.
Em função da sua classificação, a Apetitoso receberá, do Senai, consultorias nas áreas de segurança alimentar, registro do produto, desenvolvimento da embalagem e lançamento do produto no mercado.  Segundo Dione Amgartem, coordenadora do laboratório de alimentos do Senai Londrina, ”outro grande estímulo para o empresário, decorrente da participação no Edital Inova, será o lançamento do Crockmix para assados e grelhados em exposições como a FISA (Food Ingredients South América)”. Dione e o engenheiro de alimentos Bruno Basile, da Apetitoso, foram os autores do projeto inscrito no edital, que obteve o primeiro lugar no Paraná e segundo em nível nacional.
17 milhões
O Senai Nacional e o Sesi Nacional vão direcionar cerca de R$ 17 milhões para o projeto. Os recursos serão aplicados na estruturação da unidade do Senai que atuará como parceira da indústria no desenvolvimento do projeto, em consultorias e participação em feiras ou congressos (para troca de conhecimentos ou apresentação do trabalho). No Paraná existem hoje em andamento 18 projetos desenvolvidos em parceria com o Senai. Para a coordenadora do Edital Inova Sônia Parolin, do Senai Paraná, o Edital Inova é uma grande oportunidade para a indústria desenvolver projetos inovadores, que gere impacto nos  negócios da empresa, garantindo elevação da sua competitividade.
“O Senai Nacional se posiciona como entidade parceira da indústria na inovação, e o Senai-PR tem sido um destaque, com o maior número de projetos aprovados no Edital, por dois anos consecutivos. O apoio do Senai é importante. A entidade entra com sua expertise, com a estrutura para apoiar o desenvolvimento do projeto. Além disso, através de parceria com o Senai, o CNPq disponibiliza bolsistas para atuarem, exclusivamente, no desenvolvimento do projeto. Hoje temos oito bolsistas do CNPq atuando no Paraná”, detalha a coordenadora.
 O Edital Senai de Inovação foi criado em 2004, com o objetivo de apoiar e incentivar projetos inovadores propostos pelas indústrias. Uma vez aprovados, eles são desenvolvidos em parceria com profissionais do Senai. Em 2009, o Sesi passou a fazer parte do programa, apoiando projetos sociais inovadores propostos por indústrias.
 
Share:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

AUTOR


João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Conexão

Curitiba News

MAIS LIDAS

  • Portos do Paraná alcançam novo recorde em receita de exportações
    Foto: Rodrigo Leal / Appa A receita cambial gerada pelas exportações realizadas entre janeiro e novembro de 2010, via Portos do P...
  • Entidades sem fins lucrativos são vendidas como mercadoria em Goiás
    As OSCIPs têm certificado do Ministério da Justiça e o compromisso de promover o bem social. Antônio Carlos Vieira oferece a venda de OSCI...
  • Novo Código de Processo Civil é aprovado no Senado e segue para a Câmara
    O Senado aprovou esta noite (15) o novo Código de Processo Civil, elaborado por uma comissão de juristas convocada pelo presidente da Casa...
  • Universidade de Ponta Grossa abre inscrições para especialização
    Bacharéis em Comunicação Social e área afins, profissionais liberais e pessoas que atuam em movimentos sociais ou nos diversos segmentos da...
Tecnologia do Blogger.