Líder no setor petrolífero brasileiro e maior companhia da América Latina, a Petrobras completou, neste domingo (3/10), 57 anos de existência. Abrindo novos horizontes, a Companhia chegou, em abril deste ano, até a Oceania, com a aquisição de 50% de um bloco exploratório na Austrália. A entrada no único continente onde ainda não atuava consolida a presença global da empresa.
Mirando em novos desafios, a Petrobras está diversificando sua matriz energética, apostando em projetos de gás natural, biomassa de cana-de-açúcar e em energia eólica. Somente este ano, cinco eólicas do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) entraram em operação em Pernambuco. Outra novidade é a construção de três novas fábricas de fertilizantes nitrogenados – utilizados, sobretudo, como adubo na agricultura brasileira – previstas para entrar em operação em 2014 e 2015.
Fundada em 3 de outubro de 1953 pelo presidente Getúlio Vargas, a Companhia possui uma trajetória que se associa ao desenvolvimento do país, pontuada por marcos, como o salto tecnológico que representou a exploração em águas profundas à descoberta das reservas de óleo e gás na camada pré-sal, passando pela conquista da autossuficiência.
Conduzindo suas atividades com responsabilidade socioambiental, a empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade desde 2006, com destaque para o aperfeiçoamento contínuo das práticas de governança corporativa e a adoção de padrões internacionais de transparência.
Hoje, o Sistema Petrobras é composto de cerca de 300 subsidiárias, coligadas e controladas e possui mais de 100 plataformas de produção, 16 refinarias, 30 mil quilômetros em dutos e mais de seis mil postos de combustíveis. Rumo ao futuro e com um passado pontuado por conquistas, a Petrobras reafirma que o “desafio é a nossa energia“.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.