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Indústria japonesa de pneus formaliza investimento de R$ 560 milhões no Paraná

JBPress maio 18, 2011 0

Reunião do diretor-geral da Secretaria da Fazenda,
Amauri Escudero (C) com executivos da da Sumitomo.
Foto Carlos Antonio Soares/AENoticias
O governador Beto Richa foi informado oficialmente nesta terça-feira (18/05) da decisão da indústria japonesa de pneus Sumitomo Rubber de instalar a subsidiária brasileira no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

Richa, que estava em Brasília para um encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, participou por teleconferência da reunião em que diretor da Sumitomo para a América Latina, Kenichi Furuhama, formalizou a entrega do protocolo em que a direção da empresa, no Japão, aprovou o investimento no Paraná.

Segundo Richa, todo o processo deve estar concluído até o fim de julho. A companhia vai investir cerca de R$ 560 milhões na fábrica, que terá capacidade de produção diária de 15 mil pneus das marcas Dunlop e Falken para automóveis, a partir de outubro de 2013.

De acordo com Furuhama, a empresa, que foi incluída no programa de incentivos Paraná Competitivo, tem projetos de expansão da unidade até 2020 e já está estuda a instalação de uma planta para a produção de pneus para caminhões. “O setor produtivo pode contar com todo o apoio do governo, que trabalha pelo desenvolvimento do Estado”, afirmou o governador Beto Richa, que agradeceu a confiança do grupo Sumitomo no projeto paranaense.

A fábrica será instalada em uma área de 500 mil metros quadrados, no parque industrial de Fazenda Rio Grande, e inicialmente deve abrir 1.000 empregos. O investimento pode chegar a R$ 1 bilhão, com a abertura de 3.000 postos de trabalho e produção de até 9,9 milhões de pneus por ano.

"A Sumitomo é uma importante conquista. Mostra que o programa Paraná Competitivo está no caminho certo", afirmou o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros. “O entendimento do governo é de que o capital é amigo do Paraná. Por isso flexibilizamos o pagamento do ICMS, dando ao empresário a oportunidade de trabalhar com capital de giro, entre outras medidas”.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco Luis dos Santos, afirmou que o investimento da Sumitomo representa quebra do paradigma de cidade dormitório, como o município era conhecido. Ele disse que o empenho do governador Beto Richa e dos secretários Luiz Carlos Hauly (Fazenda) e Ricardo Barros (Indústria e Comércio), foi fundamental para esta conquista. "É um novo modelo de gestão mostrado na prática", disse Santos. Ele informou também que a prefeitura acaba de criar um programa de aceleração do desenvolvimento, com investimentos estaduais, federais e municipais para industrializar a região.

Richa havia recebido um grupo de executivos e diretores da companhia em fevereiro, quando estavam sendo feitas as prospecções de áreas no País, como Minas Gerais e Espírito Santo, e disse que o Paraná estava de portas abertas e disposto a discutir as necessidades das empresas para instalar novos empreendimentos no estado.

Em comunicado à imprensa, para explicar as razões e objetivos do empreendimento, a empresa informou que a indústria automobilística no Brasil e nos demais países da América do Sul e Central está expandindo-se rapidamente, seguindo o crescimento econômico estável da região e com isso cresceu a demanda por pneus automotivos.

Segundo a Sumitomo, apesar de o Brasil possuir o maior mercado na região, os custos de impostos e de frete representam desvantagens para fabricantes estrangeiros de pneus, por isso a empresa considerou que era necessário estabelecer uma unidade de produção no país.

Também pesou na decisão da companhia japonesa, que é a sexta maior fabricante mundial de pneus, a existência uma cadeia produtiva do setor automotivo na Região Metropolitana de Curitiba, com fábricas de automóveis como Volkswagen/Audi e Renault/Nissan, em São José dos Pinhais.
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João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

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