A unidade faz parte de um projeto ambiental do município de Paranaguá e irá evitar que o óleo de fritura polua as águas.
Uma parceria entre o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), por meio do SENAI-PR, com a Prefeitura de Paranaguá, viabilizou a construção da primeira Usina de Biodiesel à base de óleo de fritura usado e a primeira no Brasil com aplicação prática na comunidade. A inauguração foi sábado (4), com a presença do presidente do Sistema FIEP, Rodrigo da Rocha Loures, do prefeito de Paranaguá, José Baska Filho, do diretor de operações do SENAI-PR, Marco Antonio Secco; da secretária municipal do Meio Ambiente, Jozaine Baka, e de outras autoridades municipais e estaduais.
A Prefeitura de Paranaguá já está abastecendo parte da frota de caminhões do município com o biodiesel produzido na nova usina. A capacidade de produção é de até 800 litros do combustível por dia. Na inauguração, Rocha Loures, o prefeito e a secretária municipal do Meio Ambiente, abasteceram um veículo com o combustível produzido na usina.
De acordo com Rocha Loures, a iniciativa servirá de laboratório para implantar outras usinas como esta em todo o Estado. “Nós vamos aprender como reciclar óleo de fritura e com isso vamos evitar que milhares de litros de água sejam contaminados no Paraná. Além de contribuir com o meio ambiente, ainda estamos colaborando com a redução de gastos públicos com utilização do combustível produzido na Usina no abastecimento da frota pública. Em breve vamos estender este projeto para todo o Paraná”, declarou o presidente da FIEP.
Benefícios à sociedade - A Usina de Biodiesel de Paranaguá é uma parceria entre o SENAI-PR e a Prefeitura de Paranaguá. Os investimentos iniciais somaram R$ 200 mil, que foram divididos entre o Sistema FIEP e a Prefeitura. A iniciativa, além de beneficiar diretamente o meio ambiente, evitando que milhares de litros de água sejam contaminados com o descarte irregular de óleo de fritura na rede de esgoto, mostra que é possível e saudável a parceria entre a iniciativa privada e o poder público.
“O Sistema FIEP, com seu presidente que tem uma grande sensibilidade para as questões ambientais e sociais, abraçou a ideia que está materializada aqui. Estamos mostrando para todo o Paraná e ao Brasil que parcerias são possíveis e úteis para a sociedade”, declarou o prefeito de Paranaguá, José Baka.
De acordo com o diretor de operações do SENAI, Marco Secco, a entidade é pioneira em projetos ambientais. “Na década de 80 nós criamos a primeira escola técnica de saneamento do Brasil. Essa escola, na década de 90, se transformou num centro nacional de tecnologia, saneamento e meio ambiente e viabilizou parcerias com países como a Alemanha e o Canadá”.
Capacitação – Outro beneficio desta parceria para a sociedade está na educação profissional. A Usina de Biodiesel servirá de escola prática para capacitar os alunos do SENAI. “Nós temos aqui um laboratório na escala 1:1, onde todos os jovens que fizerem os cursos no SENAI poderão ter aulas práticas. Estamos qualificando o nosso jovem, dando a ele a condição de ter um trabalho melhorado quando estiver no mercado e, assim, tendo condições de subir na carreira”, ressaltou o prefeito Baka.
Além disso, segundo o gerente de Tecnologia Industrial do SENAI-PR, Reinaldo Tokus, as indústrias têm interesse em produzir biodiesel para uso em seus processos produtivos. “O SENAI poderá apoiá-las, pois na usina serão desenvolvidos treinamentos, demonstrações, simulações de processos, testes com diversos óleos vegetais e avaliação de contaminação”, explica ele.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.