O Volvo do Brasil vai investir R$ 200 milhões na fábrica de Curitiba para ampliar a capacidade produtiva da unidade e implantar uma linha de produção de ônibus híbridos, que funcionarão com motores elétrico e a biodiesel. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13/06), em Gotemburgo, na Suécia, pelo presidente da multinacional Hakan Karlsson, durante encontro com o prefeito da capital paranaense, Luciano Ducci.
O investimento na linha do hibribus (veículo que será movido a eletricidade e biodisel) será de R$ 16 milhões, com geração de 30 empregos de alta qualificação, para engenheiros. A Volvo também fará investimentos na área de pintura, na expansão do Centro de Operações Logísticas e na nacionalização das linhas de motores de 11 litros e de caixas de transmissão eletrônica para ônibus e caminhões.
O vice-presidente da Volvo Ônibus para a América do Norte e América Latina, Tore Backstrom, disse que a unidade paranaense da montadora é parte muito importante dos negócios da Volvo. Segundo ele, a América do Norte e a América Latina respondem por 45% dos negócios de ônibus da companhia. "O Brasil é nosso sétimo mercado e vem crescendo muito", destacou.
A Volvo é o primeiro fabricante a produzir veículos híbridos no Brasil. “O mundo caminha para o motor elétrico. E nosso hibribus tem a mais eficiente tecnologia do mundo. Reduz em 35% o consumo de combustível e em 90% a emissão de poluentes", afirmou Backstrom.
A pré-produção do modelo híbrido começa no próximo ano, com uma previsão de 80 unidades. Boa parte do desenvolvimento do novo produto será feita localmente, uma vez que será necessário desenvolver a tecnologia híbrida junto aos parceiros que produzem as carrocerias.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.