Administração e Previdência SAS aumenta controle sobre hospitais que atendem servidores. Foto:PMPR |
O Sistema de Assistência à Saúde (SAS) dos servidores públicos estaduais está implantando sistema de pesquisa de satisfação, realizando visitas técnicas e auditorias em todos os hospitais contratados para prestar atendimento aos seus beneficiários. A fiscalização mais rigorosa faz parte da reestruturação do órgão e tem como objetivo ampliar a qualidade do atendimento médico.
Em todo o Paraná são 14 hospitais contratados, através de licitações públicas, que atendem cerca de 430 mil servidores e dependentes. Para garantir melhoria no atendimento, o SAS estabeleceu novas responsabilidades para os prestadores de serviços nas 12 concorrências realizadas entre o final do ano passado e o início de 2012. Outras duas concorrências ainda serão realizadas até meados do ano.
Segundo o superintendente do SAS, José Fernando Macedo, o modelo de cobertura de atenção médica permanece o mesmo. “O que estamos alterando é a forma de fiscalização, que será mais rigorosa, e as exigências de qualidade nos serviços prestados a partir da vigência dos novos contratos”, destacou ele. “Queremos chegar antes de qualquer problema. Por isso, estamos adotando uma atitude pro-ativa”.
FALE CONOSCO - Macedo também informa que será feito um estudo para melhorar o atendimento com base em pesquisas com os usuários. Ele destacou que no site www.sas.pr.gov.br os beneficiários do SAS podem registrar dúvidas e reclamações no link Fale Conosco. “Todas as ocorrências são averiguadas se estiverem dentro dos parâmetros. A reclamação é encaminhada ao hospital com um pedido de providências. Esta forma de interação com o usuário está funcionando”, explica Macedo.
A fiscalização nos hospitais será feita pelo Departamento de Assistência a Saúde da Secretaria de Administração e Previdência. Para avaliar o atendimento, funcionários do órgão estão visitando os hospitais contratados. “A idéia é tornar a visita uma rotina. Assim, todas as unidades passarão por auditorias freqüentes”, reforçou Macedo.
Em paralelo, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) está desenvolvendo um programa de pesquisa que deve entrar em funcionamento nos próximos dias. O beneficiário será contatado com antecedência e estimulado a dar a sua colaboração respondendo perguntas relacionadas ao atendimento. “Caso o servidor nunca tenha utilizado o serviço do SAS, também queremos saber os motivos”, afirma Macedo.
Ele ressalta que a partir das respostas dos questionários novas ações podem ser tomadas. “Nosso objetivo é fazer com que o atendimento aos servidores públicos estaduais, familiares e dependentes, tenha qualidade”, disse o superintendente do SAS.
CURITIBA – Os servidores estaduais que atuam na região da Capital passaram a ser atendimentos no final de 2011 pelo Hospital Geral da Polícia Militar (HPM), que é público. A unidade que tinha 80% de sua capacidade ociosa está passando por uma ampla revitalização para absorver as novas demandas.
As alterações já promovidas permitiram ampliar o atendimento ao servidor. Em março, por exemplo, o HPM realizou 17.441 procedimentos, dentre consultas eletivas, atendimento de emergência e urgência e internações. Além da realização de exames de patologia clínica, de imagem e cardiológicos. “Os serviços estão sendo muito bem avaliados pelos usuários”, destacou Macedo.
BENEFÍCIO - O SAS é um benefício concedido pelo Governo do Estado ao funcionalismo, sem qualquer contrapartida financeira do servidor. Na média, o investimento é de R$ 27,00 per capita ao mês.
O benefício oferece cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar, em todo o Estado do Paraná. São considerados beneficiários os servidores efetivos civis e militares, ativos, aposentados e da reserva remunerada, os dependentes legais e os pensionistas.
A rede de assistência compreende hospitais contratados, por meio de licitações, nas cidades-sede das macrorregiões, por suas unidades avançadas em outros municípios, denominadas mesorregiões, e pelos demais prestadores de serviços de saúde vinculados ao contratado.
Em todo o Paraná são 14 hospitais contratados, através de licitações públicas, que atendem cerca de 430 mil servidores e dependentes. Para garantir melhoria no atendimento, o SAS estabeleceu novas responsabilidades para os prestadores de serviços nas 12 concorrências realizadas entre o final do ano passado e o início de 2012. Outras duas concorrências ainda serão realizadas até meados do ano.
Segundo o superintendente do SAS, José Fernando Macedo, o modelo de cobertura de atenção médica permanece o mesmo. “O que estamos alterando é a forma de fiscalização, que será mais rigorosa, e as exigências de qualidade nos serviços prestados a partir da vigência dos novos contratos”, destacou ele. “Queremos chegar antes de qualquer problema. Por isso, estamos adotando uma atitude pro-ativa”.
FALE CONOSCO - Macedo também informa que será feito um estudo para melhorar o atendimento com base em pesquisas com os usuários. Ele destacou que no site www.sas.pr.gov.br os beneficiários do SAS podem registrar dúvidas e reclamações no link Fale Conosco. “Todas as ocorrências são averiguadas se estiverem dentro dos parâmetros. A reclamação é encaminhada ao hospital com um pedido de providências. Esta forma de interação com o usuário está funcionando”, explica Macedo.
A fiscalização nos hospitais será feita pelo Departamento de Assistência a Saúde da Secretaria de Administração e Previdência. Para avaliar o atendimento, funcionários do órgão estão visitando os hospitais contratados. “A idéia é tornar a visita uma rotina. Assim, todas as unidades passarão por auditorias freqüentes”, reforçou Macedo.
Em paralelo, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) está desenvolvendo um programa de pesquisa que deve entrar em funcionamento nos próximos dias. O beneficiário será contatado com antecedência e estimulado a dar a sua colaboração respondendo perguntas relacionadas ao atendimento. “Caso o servidor nunca tenha utilizado o serviço do SAS, também queremos saber os motivos”, afirma Macedo.
Ele ressalta que a partir das respostas dos questionários novas ações podem ser tomadas. “Nosso objetivo é fazer com que o atendimento aos servidores públicos estaduais, familiares e dependentes, tenha qualidade”, disse o superintendente do SAS.
CURITIBA – Os servidores estaduais que atuam na região da Capital passaram a ser atendimentos no final de 2011 pelo Hospital Geral da Polícia Militar (HPM), que é público. A unidade que tinha 80% de sua capacidade ociosa está passando por uma ampla revitalização para absorver as novas demandas.
As alterações já promovidas permitiram ampliar o atendimento ao servidor. Em março, por exemplo, o HPM realizou 17.441 procedimentos, dentre consultas eletivas, atendimento de emergência e urgência e internações. Além da realização de exames de patologia clínica, de imagem e cardiológicos. “Os serviços estão sendo muito bem avaliados pelos usuários”, destacou Macedo.
BENEFÍCIO - O SAS é um benefício concedido pelo Governo do Estado ao funcionalismo, sem qualquer contrapartida financeira do servidor. Na média, o investimento é de R$ 27,00 per capita ao mês.
O benefício oferece cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar, em todo o Estado do Paraná. São considerados beneficiários os servidores efetivos civis e militares, ativos, aposentados e da reserva remunerada, os dependentes legais e os pensionistas.
A rede de assistência compreende hospitais contratados, por meio de licitações, nas cidades-sede das macrorregiões, por suas unidades avançadas em outros municípios, denominadas mesorregiões, e pelos demais prestadores de serviços de saúde vinculados ao contratado.
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