Presidente da Fiep destaca importância do evento para a indústria do vestuário paranaense. Programação segue até sábado, com desfiles e Showroom de Negócios
Paraná Business Colection - PBC.Curitiba 06-11-2012. foto Mauro Frasson. |
O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, destacou, durante a abertura, o fato de que pela primeira vez são realizadas duas edições do PBC em um mesmo ano. “Em junho as empresas e estilistas apresentaram as coleções de verão e, agora, mostram as criações para o inverno. Esse movimento dá ainda mais força ao PBC, que a cada edição se consolida como um dos principais eventos de moda do Brasil”, afirmou. “Com isso, mostramos que o Estado não é só um produtor de roupa, mas também um formador de opinião no mundo da moda, com uma moda com assinatura paranaense”, acrescentou.
Campagnolo ressaltou ainda a importância de o PBC abrir suas portas, também pela primeira vez, para empresas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que participam do Showroom de Negócios realizado em paralelo aos desfiles. “O perfil da moda da região Sul é muito parecido, principalmente por termos um inverno bem caracterizado. Com esse atrativo de termos expositores dos outros estados, mostramos que estamos trabalhando cooperados para enfrentar a concorrência que vem do outro lado do mundo”, disse.
A abertura do 7º PBC teve também a presença do prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PBC), que destacou a importância da realização do evento no município. “Isso demonstra o potencial da cidade na atração desse tipo de evento”, declarou. Fruet afirmou ainda que o PBC ajuda a divulgar um dos setores que mais merece atenção do setor público, por sua geração de empregos, renda e marcas paranaenses. “O objetivo de minha vinda aqui é reconhecer isso e cada vez mais fortalecer eventos dessa natureza, que estabelecem o Estado como referência em termos de organização, de vanguarda, de produção e de criação”, concluiu Fruet.
A importância da indústria têxtil e de confecção para o Paraná pode ser medida por alguns números do setor. Atualmente são 6 mil empresas, a maioria de micro e pequeno porte, que geram cerca de 98 mil postos de trabalho diretos. O setor é o segundo maior empregador da indústria paranaense, respondendo por 14,2% dos empregos do segmento.
Para o coordenador do Conselho Temático da Indústria do Vestuário e Têxtil da Fiep, Marcelo Surek, além da expressiva geração de empregos, o setor se destaca no Paraná pela qualidade que vem buscando na produção. “As empresas paranaenses hoje estão em um patamar bastante elevado. O produto paranaense adquiriu uma qualidade internacional e temos inclusive empresas já exportando”, explicou. “Com o PBC, queremos que esse produto tenha ainda mais destaque”, completou.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Paraná (Sinditêxtil), Nelson Furman, ressaltou que a busca por essa qualidade é fundamental para a sobrevivência das empresas do setor, já que no mercado interno enfrentam forte competição com produtos importados. “Temos um cenário amplo para fazer com que a moda deslanche no Paraná e faça um contraponto a tudo o País está importando atualmente. Com o PBC, estamos alavancando a moda brasileira a partir do Paraná”, disse.
Programação
A primeira noite do 7º PBC foi aberta com os desfiles da marca curitibana Lafort, de moda feminina, e do projeto Ecocalema & Ecojóias Acessórios Sustentáveis. Mais detalhes sobre os desfiles, assim como a programação completa da passarela e de todos os eventos paralelos podem ser conferidas no www.paranabusinesscollection.com.br. Saiba também como será a participação de estilistas formados pelo Senai clicando aqui.
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