JBPress
  • CAPA
    • BRASIL
    • ECONOMIA
  • CADERNOS
    • VIDEOS
    • CULTURA
    • CURIOSIDADE
    • MODA
  • CADERNOS 2
    • SAÚDE
    • AGRO
    • PARANÁ
    • CIÊNCIA
  • OPINIÃO
  • ESTILO
  • MUNDO

Home Saúde Chumbinho: Ineficiente contra os ratos, mas eficaz contra o homem

Chumbinho: Ineficiente contra os ratos, mas eficaz contra o homem

JBPress novembro 05, 2012 0





O chumbinho é comercializado por
quadrilhas que adquirem o produto
de forma criminosa (através do roubo
 de carga, contrabando a partir de
países vizinhos do Brasil ou
desvio da lavoura)
Nesse informativo, iremos abordar um assunto muito importante, perigoso e que muita gente desconhece. Iremos explicar sobre a utilização do ‘chumbinho’ como raticida. Esse é um produto ilegal, sem registro em órgãos governamentais, sem antídoto, sem eficiência comprovada contra os ratos, mas que pode ser adquirido sem maiores dificuldades.

Em geral, trata-se de veneno agrícola (agrotóxico), de uso exclusivo em lavouras como inseticida, acaricida ou nematicida, desviado do campo para os grandes centros, para ser indevidamente utilizado como raticida. O agrotóxico mais encontrado nos granulados é o aldicarbe, sendo esse encontrado em 50% dos chumbinhos analisados. A outra metade é constituída por diversos organofosforados e outros carbamatos.


O chumbinho é comercializado por quadrilhas que adquirem o produto de forma criminosa (através do roubo de carga, contrabando a partir de países vizinhos do Brasil ou desvio da lavoura), fracionam e/ou diluem e revendem no comércio informal. Algumas casas agrícolas comercializam esse veneno de maneira clandestina, tornando-se cooresponsáveis por participar desse comércio ilegal. Por ser um produto sem registro na ANVISA ou em outros órgãos do governo, não possui um rótulo contendo as orientações quanto seu manuseio e segurança, informações médicas, telefones de emergência, a descrição do agente ativo, e o antídoto em caso de envenenamento, o que é de extrema importância em emergências.

Um único grama do produto pode matar uma pessoa de 60 Kg em trinta minutos. Se inalado, o produto percorre a corrente sanguínea e também pode levar rapidamente à morte. Toxicologistas dizem que o veneno não tem cheiro e nem gosto, e lesa o sistema nervoso central, causando transtorno neurológico, parada cardíaca e paralisia nos pulmões. Quem ingere sofre com náuseas, vômito, sudorese, sialorréia (salivação excessiva), borramento visual, miose (contração da pupila), hipersecreção brônquica, dor abdominal, diarréia, tremores, taquicardia, entre outros. Nos animais o efeito é bem semelhante, atingindo principalmente os pulmões, fígado e rins.

Apesar de tudo isso, muita gente utiliza o produto, por acreditar na sua eficiência no controle de ratos. Grande engano meu amigo! Esse produto apenas dá a falsa impressão que é eficiente, pois sua toxicidade aguda faz com que o rato, após seu consumo, morra em poucos instantes. Porém, os ratos são animais muito inteligentes!

Em sua maioria, as espécies de ratos instintivamente desconfiam de qualquer produto novo que apareça no ambiente. Pois bem. Quando fornecemos o chumbinho para os ratos, estamos incluindo uma nova fonte de alimento com a qual eles não estão acostumados. Devido a isso, o rato mais idoso ou o doente (aqueles que não têm mais condições de reprodução) são enviados para provar o novo alimento. Como ele morre logo em seguida, os demais ratos observam e fogem não se alimentando mais desse produto. Ou seja, apesar da morte de alguns ratos, o problema não foi resolvido!

Por outro lado, os produtos registrados para este fim, denominados cumarínicos, agem como anticoagulantes e a morte do animal é mais lenta, demorando de 3 até 5 dias para matar o rato. Dessa forma, todos os ratos da colônia ingerem o veneno, sem relacioná-lo como causa da morte, sendo eficiente, ainda que de uma forma um pouco mais demorada.

Portanto, quando aparecer um ratinho em sua casa, ligue e contrate uma empresa controladora de pragas legalizada. Nunca tente resolver o problema sozinho comprando o chumbinho ou qualquer outro produto ilegal que possa colocar a segurança de sua família em risco.

Vitor Hugo Beloti
CRBio: 74903/01-D – I Região
Supervisor Técnico

 Notícia Relacionada

Agrotóxico utilizado como chumbinho é retirado do mercado

Tags: Brasil Curiosidade Opinião Saúde
Share:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

AUTOR


João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Conexão

Curitiba News

MAIS LIDAS

  • 18 filmes que você viu e que são provavelmente mais quentes que pornô
    Contamos como e por que alguns de seus filme favoritos derrotam muitos 'xxx' LUIGI LANDEIRA EL PAÍ S Quando o crítico...
  • Lactec deve finalizar protótipo da Usina de Belo Monte em dezembro
    Foto: Lactec O Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) deve finalizar em dezembro o modelo reduzido que vai simular o funci...
  • Duas mil pessoas celebram 2019 na Vigília Lula Livre
    Representantes de caravanas de mais de 20 estados brasileiros passaram o ano novo em frente à Sede da Polícia Federal em Curitiba para fica...
  • A família e a nova realidade em tempo de pandemia
    Em tempo de pandemia e isolamento social o convívio familiar ficou mais intenso. Os desafios são muitos e a oração é o caminho encontrado pa...
Tecnologia do Blogger.