Foi notório o intenso movimento de visitantes no 3º Festival de Arte e Literatura da Educação (Fale) em Ibaiti nos dias 22 e 23. Escolas municipais e particulares, assim como a comunidade em geral estiveram visitando a exposição apresentados pelos Colégios estaduais.
O tema desta terceira edição foi sobre o resgate do folclore brasileiro, com destaque para as culturas indígena, negra, portuguesa e as influências dos povos imigrantes ao longo dos mais de 500 anos de história em cada estado brasileiro.
O festival envolveu cerca de 1.200 profissionais da educação das 32 escolas estaduais e oito escolas especiais e um total de 12 mil alunos. Cada escola ficou responsável por uma temática, apresentada à comunidade escolar.
Os trabalhos que foram destaques teve sua exposição no Colégio Estadual Antonio Martins de Mello. As produções artísticas dos alunos e dos convidados aconteceram na Praça Julio Farah, Casa da Cultura e no espaço Dini de Moura Fadel.
O artista João Bello e o compositor Daniel Faria da cidade de Curitiba abrilhantaram a exposição com seu talento musical e artístico, assim como pela poetisa Lilia Souza, que fez uma profunda análise da obra poética de Vinicius de Moraes.
A programação teve concursos literários, contação de histórias, exposições, palestras, oficinas e apresentações teatrais e musicais.
Para a chefe do NRE de Ibaiti, Lúcia Maria dos Santos, o festival possibilita a integração entre as redes de ensino e amplia de forma plurissignificativa e multidisciplinar os conteúdos disciplinares.
Além disso, integra a comunidade escolar no trabalho com a Literatura e a Arte. “O Festival oportuniza aos alunos expressarem seus talentos artísticos e literários”, afirmou Lúcia, que disse ser esse um projeto construtivo que o Núcleo desenvolve desde 2008.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.