O Twitter costuma cobrar
seus anunciantes
conforme a intereção que
eles geram
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Nesta quinta-feira, o Twitter anunciou que
pretende captar US$ 1 bilhão (R$ 2,2 bilhões) ao lançar uma oferta pública
inicial de ações (IPO) na bolsa de valores americana, se tornando a maior
oferta de uma empresa de tecnologia desde que Facebook entrou no mercado ações,
em maio de 2012.
O
site, fundado há apenas sete anos, teve seu valor estimando em US$ 10 bilhões.
Mas, como explicar esse valor tão alto? E como exatamente o Twitter consegue
gerar lucro?
Apesar
de seus mais de 218 milhões de usuários por mês, a empresa ainda não faz
dinheiro – ainda.
De
acordo com documentos fornecidos pelo site a agências reguladoras dos Estados
Unidos, o Twitter teve um prejuízo de US$ 69 milhões no primeiro semestre de 2013,
diante de uma receita de US$ 254 milhões.
Mas
os analistas dizem que a companhia está mostrando sinais sólidos de
crescimento, com a receita passando de US$ 28 milhões em 2010 para US$ 317 até
o fim de 2012.
Publicidade
O
instituto de pesquisas eMarketer estima que a receita do Twitter obtida pela
venda de anúncios crescerá mais de 100% até o fim do ano.
Quase
o total da receita do Twitter – cerca de 85% - vem da publicidade no site. Há
três principais maneiras de uma empresa ou uma pessoa anunciar no Twitter:
promover um tweet que aparece na timeline das pessoas, promover a conta inteira
ou promover as chamadas trends (ou seja, os tópicos mais populares).
O
Twitter costuma cobrar de seus anunciantes de acordo com a quantidade de
interação que o conteúdo deles gera.
Normalmente,
um valor é determinado no começo da campanha e, depois, o anunciante paga por
cada vez que alguem clica ou retuíta sua propaganda.
"Uma
das vantagens do Twitter para o marketing – em contraposição à propaganda
tradicional – é que eles trabalham duro para garantir que o anúncio não seja
tão intrusivo", diz Lara O’Reilly, jornalista da Marketing Week, uma
revista britânica especializada em indústria do marketing.
Qualquer
coisa que interfira na experiência do usuário do Twitter pode reduzir o
engajamento deles, o que acaba afastando os anunciantes, diz Lara.
"Não
é um banner espalhafatoso que entra no meio do que você está lendo. É algo
aparenta ser muito nativo do site."
Celular
Além
disso, o Twitter arrecada uma parte significativa de seus rendimentos de
propagandas em celulares – diferentemente do Facebook, que ainda não havia
desenvolvido uma estratégia completa para celular na época que entrou na bolsa
de valores.
Neste
ano, mais de 65% da receita proveniente de anúncios foi gerada a partir de
dispositivos móveis.
Mais
de 75% dos usuários acessaram o site do celular este ano.
"Visto
que o Twitter nasceu como uma plataforma para dispositivos móveis, eles já têm
essa parte bem resolvida", diz Lara.
'Mangueira de bombeiro'
Após
a verba vinda dos anúncios, o licenciamento de dados é o segundo maior fluxo de
receita do Twitter. O site vende algo conhecido como "mangueira de
bombeiro", seus dados públicos, o que geralmente chega a 500 milhões de
tweets ao dia.
As
empresas podem então mergulhar nesses dados, para analisar as tendências dos
consumidores e vender suas conclusões para outras marcas e empresas.
Mas
por que pagar por isso se os tweets são públicos e, assim, os consumidores
também têm acesso a esses dados?
Nick
Halstead, fundador da DataSift – uma das únicas duas empresas com acesso a essa
"mangueira de bombeiro" – diz que companhias que fazem análises
sofisticadas podem obter informações detalhadas e específicas sobre seus
usuários que, diante do volume de dados, um usuário comum ou mesmo uma empresas
não conseguiria obter.
Firmas
podem usar essas informações para coisas simples, explica Halstead, como
monitorar as opiniões a respeito de suas marcas ou produtos.
Mas
essas informações podem ser usadas de maneiras muito mais complexas. "Uma
das minhas favoritas é a que mede o nível de estoques", diz Halstead.
"Por
exemplo, times de futebol americano nos EUA vão analisar a popularidade dos
jogadores por região. Assim, eles podem definir quantas camisa de determinado
jogador mandar para o estoque de cada loja."
"Na
Inglaterra, nós corremos para comprar equipamentos para o churrasco em
determinados finais de semana. E os supermercados querem ter estoque o
suficiente quando isso acontecer. Mas eles precisam de três ou quatro dias para
isso."
"Você
pode usar o Twitter para monitorar quando as pessoas estão pensando em fazer
churrasco em casa."
Informações da BBCBrasil
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