Fotos: Elenize Dezgeniski, Marcelo Almeida e Nana Moraes
O novo espetáculo da companhia brasileira de teatro, "PROJETO bRASIL", estará em cartaz de 13 de fevereiro a 6 de março, no Teatro José Maria Santos. Apresentações de quinta-feira a domingo, às 20h.
A montagem é resultado de dois anos de pesquisas e viagens para as cinco regiões do país. "PROJETO bRASIL" tem direção de Marcio Abreu e no elenco estão Giovana Soar, Nadja Naira e Rodrigo Bolzan, e o músico Felipe Storino.
O preto sobre o preto está em cena, e num sobrepalco redondo se instala uma floresta de microfones – alguns são usados, outros não -, como se estivessem prontos para um pronunciamento. E a fala acontece, de fato, mas não da forma mais convencional. É neste cenário que acontecem as cenas independentes que compõem o "PROJETO bRASIL". Há momentos de texto propriamente dito, inspirados em discursos reais, como a Ministra da Justiça da França Christiane Taubira ou o ex-presidente uruguaio Jose Mujica, bem como criações da própria companhia, além de cenas que buscam outras possibilidades de expressão.
São tratados temas como política, igualdade, consumo exacerbado, economia de mercado, ética, o caráter descartável de tudo na nossa sociedade, a ânsia por compreender e se comunicar.
"PROJETO BRASIL" foi indicado na premiação da Associação dos Produtores de
Teatro do Rio de Janeiro nas categorias melhor ator (para Rodrigo Bolzan) e melhor autoria (Soar, Abreu, Naira e Bolzan). O resultado sairá em março. Já o Prêmio Questão de Crítica, feito pela revista eletrônica de mesmo nome, e cujos vencedores serão
divulgados em abril, indicou o espetáculo em oito categorias: espetáculo, direção, dramaturgia, ator (Bolzan), atriz (Soar), cenografia (Fernando Marés) e direção musical/trilha original (Felipe Storino). Com o trabalho anterior "Krum", a companhia brasileira de teatro acaba de vencer o Prêmio Cesgranrio de Teatro, no Rio de Janeiro, na categoria melhor espetáculo.
"PROJETO BRASIL"
Teatro José Maria Santos
De 13 de fevereiro a 6 de março
Quinta a domingo às 20 horas
Ingressos R$20,00 e R$10,00
Postar um comentário
Obrigado pela participação.