JBPress
  • CAPA
    • BRASIL
    • ECONOMIA
  • CADERNOS
    • VIDEOS
    • CULTURA
    • CURIOSIDADE
    • MODA
  • CADERNOS 2
    • SAÚDE
    • AGRO
    • PARANÁ
    • CIÊNCIA
  • OPINIÃO
  • ESTILO
  • MUNDO

Home Brasil Temer diz que Brasil tem tendência ao "autoritarismo" e ressalta colaboração com Congresso

Temer diz que Brasil tem tendência ao "autoritarismo" e ressalta colaboração com Congresso

Unknown novembro 16, 2017 0

O presidente Michel Temer disse nesta quarta-feira que o Brasil tem tendência ao “autoritarismo” e a uma “certa centralização”, e procurou destacar a colaboração do governo com o Congresso.

Temer afirmou ainda, no feriado da Proclamação da República, que sempre foi ideal da nossa República a independência e a harmonia entre os poderes, e que “umas das palavras chaves do nosso governo, é o diálogo, diálogo e respeito, com o Legislativo e o Judiciário”.

“E nós temos, portanto, uma colaboração extraordinária com o Congresso Nacional, e que nós temos levado adiante, num esforço coletivo para recuperação do Brasil”, disse o presidente em Itu (SP), durante cerimônia de outorga de título de cidadania ituana ao senhor José Eduardo Bandeira de Mello.

“Se nós não prestigiarmos certos princípios constitucionais, a nossa tendência é sempre caminhar para os autoritarismos, para uma certa centralização. Nós temos uma certa, digamos, uma certa tendência para centralização.”

Ao ressaltar essa tendência, o presidente disse que percebe as pessoas preocupadas com o que está acontecendo no Brasil, mas garantiu que “hoje as instituições funcionam tranquilamente”.

Temer citou momentos históricos do país para exemplificar a tendência à centralização, incluindo os anos de 1930 a 1945, quando, segundo ele, tivemos um “sistema centralizador”, e em 1964, em que “vários movimentos que pleiteavam uma concentração de poderes, e com isso destruiu-se um dos princípios republicanos que era a harmonia e independência dos poderes”.

O presidente defendeu ainda a autonomia de Estados e municípios, em seu discurso ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy.

“Vamos enfatizar também uma reforma federativa. Não apenas a reforma social, não apenas a responsabilidade fiscal, mas também uma reformulação federativa, de maneira em que estados e municípios tenham cada vez mais autonomia, não apenas competências, mas recursos próprios para gerir essas competências”, disse.

Tags: Brasil
Share:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

AUTOR


João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Conexão

Curitiba News

MAIS LIDAS

  • Príncipe Harry e Meghan Markle anunciam data de casamento
    Kensington Palace informou que a boda do neto de Elizabeth II com a atriz será no palácio de Windsor Já há data para a que se...
  • Setor produtivo paranaense apresenta demandas ao ministro dos Transportes
    César Borges participou de reunião do Conselho Temático de Infraestrutura da Fiep; intenção é que projetos sejam incluídos nos pla...
  • Lucro da Vale cai mais de 51% em 2009
    O presidente da Vale, Roger Agnelli. A mineradora Vale informou na noite desta quarta-feira (10) que fechou 2009 com lucro líquido de R$ 1...
  • Fafá de Belém prepara live especial de fim de ano
      Para encerrar o ano, Fafá de Belém está preparando um show virtual de Natal, diretamente da casa dela, no dia 23 de dezembro. Segundo Fafá...
Tecnologia do Blogger.