Por uma Nova Política
Gleisi Hoffmann
Registro de nascimento
Começou no domingo (23) uma importante campanha de esclarecimento à população sobre a importância do registro de nascimento. Com a participação do Ronaldo Fenômeno, a campanha busca sensibilizar e estimular pais e mães para que registrem seus filhos logo ao nascerem. Além da campanha, vão acontecer mais de 1200 mutirões em todo o Brasil naquelas comunidades mais remotas e a mobilização envolve também igrejas, associações comunitárias, prefeitos, sindicatos para reforçar as convocações.
Segundo dados do Governo Federal, todos os anos, cerca de 400 mil crianças deixam de ser registradas no Brasil.
É importante que todos nós também divulguemos a necessidade do registro entre as pessoas que convivem conosco, pois o registro é gratuito e muitas pessoas não sabem disso.
Emprego e salário crescem
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o mês de julho registrou crescimento do emprego formal e do salário médio. Só em julho foram criados 138.402 novos empregos com carteira assinada em todo o Brasil. Isto representa o maior saldo do ano e o quarto melhor resultado para o mês de julho da história do cadastro.
O importante é destacar que além de termos mais emprego, o mercado de trabalho no Brasil demonstra vitalidade, pois o salário médio também cresceu. Segundo o ministro do trabalho Carlos Lupi, o comportamento positivo ocorre em praticamente todos os setores da economia.
Mais uma prova de que o prior da crise internacional, no Brasil, já passou.
Mais moradia
A Caixa Econômica Federal bateu recorde em novos contratos para moradia. Foi um crescimento de 56% de junho do ano passado a julho deste ano. Estes números foram resultado da política implementada pelo governo do presidente Lula, de compromisso com quem mais precisa. A Caixa reduziu seis vezes os juros aplicados sobre os financiamentos habitacionais em 2009.
Os recursos utilizados são do FGTS e beneficiaram quase dois milhões de brasileiros e brasileiras que conseguiram realizar o sonho da casa própria.
E estes números não incluem as casas que serão construídas pelo programa “Minha casa, minha vida”, que em apenas 4 meses já recebeu 1.312 propostas, o que corresponde a 255 mil moradias.
Gleisi Hoffmann é advogada e presidente do PT do Paraná. Contatos: presidente@pt-pr.org.br
Postar um comentário
Obrigado pela participação.