Fumo proibido
Esta semana a Assembleia Legislativa deve votar a lei que proíbe fumar em locais fechados. Sou a favor, pois além de restringir o cigarro para os já fumantes, evitará que muitos jovens adquiram o vício, já que a maioria deles começa a fumar em locais onde o cigarro circula: barzinhos, lanchonetes, etc. Para um jovem ou adolescente o cigarro, assim como o álcool são a porta de entrada para outras drogas. 90% de quem usa drogas, fumava ou bebia. Além do mais, o SUS gasta por ano R$ 339 milhões com tratamento de doenças relacionadas ao cigarro. A lei precisará do apoio da sociedade para ter efeito. Hoje, por exemplo, temos lei que proíbe venda de cigarros a menores, mas eles continuam a serem vendidos. Está faltando consciência!
Transparência nas contas públicas
Tramita na Assembleia, desde abril de 2008, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), apresentada pelo governador Requião que, se aprovada, determina a publicação mensal, na Internet, de todas as despesas do governo, dos deputados, dos juízes, do Ministério Público e Tribunal de Contas. Hoje o governo do Estado e o Federal já têm seus portais com informação. A Assembleia prepara-se para lançar o seu. Se aprovada a PEC, a regra será para todos e determinará quais conteúdos e a forma de divulgação. Caso contrário, cada um fará de seu jeito e de acordo com o interesse do momento. A aprovação dessa PEC pela Assembleia engrandecerá o parlamento estadual e servirá de exemplo para municípios e outros estados.
Banco do Brasil
Os resultados obtidos pelo Banco do Brasil em seu último balanço devem servir de exemplo aos bancos privados. O banco do Governo Federal obteve lucros no primeiro semestre aplicando uma receita de sucesso para estimular o crescimento da economia. Reduziu a taxa de juros ao consumidor e aumentou os recursos disponíveis para empréstimos à população facilitando o crédito a todos. Ou seja, o Banco do Brasil ganhou emprestando mais, com juros mais baixos. É importante dizer que no momento maior da crise foram os bancos públicos que responderam, no Brasil, por 80% do crédito disponível. Isso ajudou a salvar nossa economia!
Postar um comentário
Obrigado pela participação.