Lojistas lotam estoques com itens alusivos à Copa do Mundo
Adriana Lampert
Setores de esportes e eletrônicos se ‘vestiram’ de verde e amarelo. Foto: João Mattos/JC
O verde e amarelo já está colorindo confecções de setores esportivos, femininos, masculinos, infantis e de outros produtos de bazar em lojas do Centro, shoppings e supermercados de Porto Alegre. Apesar de maio e junho serem períodos em que as promoções estão voltadas para o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, neste ano a principal estrela nas prateleiras do comércio varejista - e também nos atacados - será a Seleção Brasileira. A aproximação da Copa do Mundo de 2010, que ocorrerá na África do Sul entre os dias 11 de junho e 11 de julho, já movimenta o setor e mostra a força comercial dessa data, que chega a ser comparada ao Natal pelos lojistas nas perspectivas de vendas.
Neste ano, a estimativa do mercado é de que os segmentos de esportes e eletroeletrônicos vendam 30% a mais do que no período normal de consumo dessas categorias. Também na internet, grandes redes estão se mobilizando para explorar o tema, administrando "bolões" e distribuindo prêmios - entre elas Walmart, Submarino, Americanas, Carrefour, Extra e Casas Bahia. A principal aposta do comércio para a temporada são os televisores, cuja demanda já está suprindo as expectativas de vendas em lojas especializadas, mas camisetas de seleções e craques e artigos esportivos também prometem ter boa saída.
Apesar de ainda não ter decorado as vitrines com o tema da Copa, Regina Lasevitch, proprietária da Hering Store, já está expondo a confecção com modelagem e estampa especial preparada para a época do campeonato mundial de futebol. Ela garante que o tema incrementa as vendas e que vale a pena investir neste apelo. "Por enquanto, a demanda maior é de camisetas masculinas - a maioria é adquirida para dar de presente", diz Regina.
Na rede de lojas Renner a temática do evento esportivo foi aplicada - através de estampas que remetem aos maiores times de futebol nacionais - na linha Get Over de peças femininas e masculinas. As principais apostas da Renner são as camisetas e acessórios, disponíveis nos departamentos esportivo, jovem e infantil. A funcionária pública Maria Teixeira já conheceu as novidades na loja de departamento e afirma que planeja vestir a família inteira com as cores e motivos da Seleção para assistirem aos jogos.
Outro local que já investiu na temática é a loja de artigos esportivos Karl Iwers, no Shopping do Porto, o camelódromo da Capital. O proprietário Auri do Carmo de Souza está preparando o ponto de vendas com roupas e acessórios alusivos à Copa comprados no Paraguai para serem revendidos a preços de atacado e varejo. São camisas, calções e meias da seleção brasileira e de outras equipes nas versões masculina, feminina e infantil. "Nos próximos dias, irei viajar para comprar jaquetas e conjuntos. Quando chegar mais perto da Copa, venderemos bandeirinhas e fitas."
Oferta inclui opções variadas de televisor a toalha de banho
Em grandes redes de supermercados, as ilhas com produtos exclusivos da Copa do Mundo já estão prontas. O Carrefour se preparou para atender à demanda do período com roupas, eletrônicos, acessórios esportivos, objetos de decoração e artigos para torcida. No departamento de eletrônicos, um dos aparelhos que promete ser o destaque de vendas é o modelo full HD, de 42 polegadas. No setor têxtil estão disponíveis cerca de 50 itens diferentes, entre camisetas e macacões para bebês e crianças, camisas e shorts de tecidos masculinos e femininos.
Aproveitando o clima de Copa do Mundo, a rede Walmart fechou negociação exclusiva com a Samsung, o que garantirá TVs LCD de 37 polegadas na seção de eletroeletrônicos por preços abaixo do mercado. "Esperamos um crescimento de 40% nas vendas de televisores nos meses de maio e junho. O número reflete o bom momento da economia, a demanda pela troca de tecnologia de aparelhos de tubo para telas finas e a proximidade do evento esportivo", avalia Rafael Gomes, diretor comercial do Walmart Brasil.
Nos estabelecimentos da rede, itens como bandeira, corneta, trombone e bandana também farão parte das alternativas verde e amarelo no período que antecede o mundial de futebol. Luciano Sessim, diretor comercial das lojas Big e Nacional, espera expansão de 10% a 12% na comercialização desses itens, comparando com o intervalo do ano passado.
Os restaurantes da rede McDonald's também já estão com promoções voltadas aos amantes de futebol. Copos da Coca-Cola com o tema da Copa do Mundo da Fifa na África do Sul são entregues como brinde na compra de determinados lanches. Outra estratégia é o concurso cultural Vivendo um Sonho de Craque, que vai escolher cinco crianças que entrarão de mãos dadas com os jogadores da seleção brasileira durante o jogo Brasil x Portugal.
Desempenho da seleção é decisivo para o sucesso das promoções
A previsão é de que o efeito da Copa do Mundo no comércio tenha números surpreendentes, segundo Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). "Estamos em um ano de crescimento e acredito que vai se vender acima da expectativa, principalmente se o Brasil se encaminhar para a final", opina. Ele lembra que, apesar de nem toda a rede varejista ter iniciado as vendas temáticas, a indústria já abastece o mercado. "Mas precisamos considerar que esta Copa não está com um grande glamour, prova disso é que estamos ouvindo falar mais do campeonato de 2014 do que este que vai acontecer daqui a algumas semanas", adverte.
"A seleção brasileira atrai o público, mas se não tiver um bom desempenho, as pessoas perdem o ânimo e podem deixar de comprar", completa Claudinei Santos, coordenador do Núcleo de Estudo em Negócios do Esporte da ESPM.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.