‘Estamos preparados para encarar a crise’, afirmou presidente do BC.
Perspectivas para inflação estão ‘relativamente estáveis'.
Estamos preparados para encarar a crise"
Henrique Meirelles
As autoridades brasileiras estão prontas para implementar medidas para proteger o país do contágio da crise europeia se for necessário, afirmou nesta segunda-feira (17) o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
"Estamos preparados para encarar a crise (da Europa) se ela vier para o Brasil. É uma crise muito séria, que está sendo levada a sério na Europa e por nós, no Brasil. Mas é interessante ver como a maioria dos analistas no mercado do Brasil não acredita que a crise europeia será relevante para o país, e nós também esperamos pelo melhor", afirmou.
Falando a jornalistas em Nova York, Meirelles citou que as reservas internacionais brasileiras estão em nível recorde e que os depósitos compulsórios dos bancos já foram elevados para patamares anteriores ao colapso do Lehman Brothers. Isso permitiria ao BC prover liquidez ao mercado se os canais internacionais de crédito forem bloqueados novamente, disse Meirelles.
O presidente do BC também afirmou que a instituição continua firme no compromisso de trazer a inflação para dentro da meta e que isso ficou claro na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), quando a Selic (a taxa básica de juros) foi elevada em 0,75 ponto porcentual, para 9,50%.
"Estamos caminhando para normalização da política monetária", afirmou ele. "As expectativas de inflação para 2011 estão relativamente estáveis", afirmou, após tocar o sino de abertura do pregão na New York Stock Exchange (Nyse).
O presidente do BC está em Nova York para participar do evento "Personalidade do Ano", organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, no qual é um dos homenageados.
Com informações da Reuters e da Agência Estado
Postar um comentário
Obrigado pela participação.