Cleide de Paula
Assessora de Imprensa Sebrae/PR - Regional Norte
Representantes da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e aproximadamente 15 empresários de indústrias de torrefação e moagem de café de todo o País desembarcam no Paraná, no próximo dia 21 de junho, para conhecer o Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná. Os visitantes farão uma parada em Jacarezinho, município do norte pioneiro do Estado, para conhecer propriedades de produtores que participam da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) e as fases de processamento do café como secagem, classificação e armazenagem.
A torrefação é uma das etapas mais importantes para assegurar a qualidade do café. Nessa fase, as características sensoriais e os efeitos terapêuticos da bebida apreciada no mundo inteiro são alterados. Depois de torrado e moído, o café sofre modificações químicas e físico-químicas durante o armazenamento.
O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho e gestor do Programa Cafés Especiais, Odemir Capello, explica que a visita é consequência do comprometimento dos cafeicultores com a melhoria constante da qualidade. “O café do norte pioneiro do Paraná está se tornando referência nacional e internacional. Todo o trabalho desenvolvido pelo Programa visa elevar a qualidade e agregar mais valor à produção. A missão virá até o norte pioneiro para conhecer o sistema produtivo de café, avaliar a qualidade do produto e degustar a bebida produzida na região. Acredito que a iniciativa renda futuros negócios”, aposta o consultor.
A coordenadora de projetos da Abic, Mônica Pinto, comenta que o intuito da viagem é estreitar relacionamentos e apresentar o produto paranaense às indústrias cafeeiras de outros estados. “O desafio das indústrias de torrefação e moagem é atender o consumidor exigente que busca produtos de qualidade. A visita objetiva mostrar a qualidade do café produzido no norte do Paraná e estimular a realização direta de futuros negócios entre os produtores e a indústria”, comenta Mônica Pinto.
O Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná surgiu em 2006 e resulta da articulação do Sebrae/PR e outros parceiros. Foi desenvolvido para estimular a produção de cafés com atributos únicos, divulgar o nome da região como área tradicional na produção de cafés de excelente qualidade e organizar os cafeicultores de forma a proporcionar melhores condições de produção e comercialização dos grãos, por meio do associativismo, técnicas de gestão de propriedades, certificação, inovação tecnológica e marca territorial.
A sede da Abic fica na cidade do Rio de Janeiro e reúne aproximadamente 500 empresas de torrefação e moagem de café de todo o território nacional. A entidade disponibiliza aos associados estudos macroeconômicos, pesquisas, estatísticas de produção e consumo, diagnósticos setoriais, orientações e assessorias.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.