Foto: RenatoJG
O plenário da Câmara de Cambé, no norte do Paraná, lotou na última quinta-feira, dia 6. Mais de 120 pessoas, entre membros de associações de bairro, líderes do setor de facções, empresários, representantes de órgãos públicos e empreendedores do município se reuniram para conhecer os detalhes do Programa Cambé Cidade Empreendedora, que foi apresentado, na ocasião, pelo consultor do Sebrae/PR, André Basso.
O Programa, que tem início no mês de maio e segue até dezembro deste ano, visa promover o desenvolvimento econômico e social da cidade, por meio do estímulo ao empreendedorismo.
A proposta contempla um conjunto de soluções para quem já é empresário e para quem deseja abrir o próprio negócio. Estão previstas capacitações, palestras, oficinas, consultorias, reuniões e avaliações de resultados.
Para o prefeito de Cambé, João Dalmacio Pavinato, o Cidade Empreendedora estimulará que os empreendedores do município aproveitem melhor as potencialidades locais. “Queremos desenvolver as micro e pequenas empresas da cidade que têm vontade e capacidade, mas carecem de conhecimentos gerenciais para atingir o crescimento. Ficarei contente se souber que as costureiras, hoje aqui presentes, montaram um negócio próprio. Quem receber a consultoria do Sebrae/PR certamente vai prosperar”, afirmou o prefeito.
O gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, destacou que o Cidade Empreendedora é uma proposta ampla que traz oportunidades para vários públicos e apontou os dois principais fatores que fazem com que os pequenos empreendimentos tenham sucesso.
“A experiência do Sebrae/PR, no acompanhamento das micro e pequenas empresas, mostra que os empreendedores mais bem sucedidos são aqueles que buscam conhecimento continuamente e agem de forma cooperativa, procurando soluções conjuntas para problemas comuns”, assinalou Feliciano.
Tendo por experiência trabalhos realizados na Agência do Trabalhador e no Banco Social, o presidente da Câmara de Vereadores de Cambé, Luis Antônio Felix Júnior, acredita que o Cidade Empreendedora pode gerar novos empregos para a cidade. “Notamos que, quando o empreendedor recebe apoio, seu desenvolvimento acontece muito mais rápido. Essa parceria veio na hora certa. A expertise do Sebrae/PR vai ajudar as pequenas empresas a tornarem-se grandes”, disse Felix Júnior, que é o responsável por receber as inscrições daqueles que tiverem interesse em participar das atividades do Programa.
Prestigiaram a cerimônia de lançamento do Programa Cambé Cidade Empreendedora, João Viana, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cambé (ACIC); Elias Moraes, secretário municipal do Trabalho e Profissionalização; vereadores Cecílio de Araújo Pereira, Osvaldo Cândido Neto, Ivani de Souza Lima Tiepo e Mario Aparecido dos Santos.
Melhorando resultados
Durante o lançamento do Programa os participantes acompanharam a palestra “Como conquistar melhores resultados para seu negócio”, proferida por Regina Takayama, especialista em Marketing. Fazer diferente, conhecer profundamente o ramo de atividade e a capacidade produtiva da empresa, ter atitude, ampliar a visão de mercado, analisar a concorrência, ter ciência dos custos do empreendimento, levantar o perfil do cliente, estabelecer metas de vendas e avaliar os resultados foram algumas sugestões apontadas pela palestrante.
Projetos
Empreendedorismo e competitividade – O Programa Negócio a Negócio, uma das ações previstas no Cidade Empreendedora, teve início nesta semana. Destina-se às empresas com até dez funcionários, que ainda não estabeleceram contato com o Sebrae/PR e têm interesse em aperfeiçoar sua gestão. Os empreendimentos receberão apoio técnico para elaborar um plano de ação e melhorar seu desempenho, de maneira simples e sem necessidade de grandes investimentos.
O diferencial dessa proposta é o fato do empresário não precisar se deslocar de seu estabelecimento para participar do Programa, pois os consultores da entidade farão três visitas à sede das empresas interessadas. Além das visitas, as assessorias individuais nas áreas de planejamento, finanças, marketing e gestão estratégica, realizadas mensalmente, vão contribuir para a melhoria dos negócios.
Fortalecimento da indústria faccionista e confeccionista - As empresas faccionistas e confeccionistas de Cambé poderão aumentar seu faturamento e implantar soluções de inovação e tecnologia, participando do projeto de fortalecimento do setor que prevê consultorias nas áreas de produto, marca, comunicação, modelagem, custos e formação de preço de venda.
Semana da Pequena Empresa - A Semana da Pequena Empresa também está contemplada no Programa Cidade Empreendedora. A programação dessa comemoração no município inclui a realização de minicursos, palestras e orientações empresariais gratuitas a empresários e futuros empreendedores. O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é comemorado em 5 de outubro.
Empretec - O comportamento empreendedor é um fator que determina o sucesso de um negócio. Para desenvolver e potencializar as características pessoais adotadas pelos empresários bem sucedidos, será desenvolvido em Cambé, o Programa Empretec. O Empretec, uma parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Sebrae Nacional, é considerado um dos melhores programas de capacitação empreendedora do mundo.
Essa capacitação é ideal para aqueles que desejam vivenciar os desafios diários de uma empresa, bem como têm interesse em conhecer e desenvolver as habilidades e comportamentos necessários para o exercício de uma determinada atividade empresarial.
Mulher Empreendedora - Outra proposta do Cidade Empreendedora é o projeto Mulher Empreendedora que visa estimular o comportamento empreendedor nas mulheres. É voltado às proprietárias de micro ou pequenas empresas e empreendedoras ligadas a grupos como cooperativas e associações. Serão realizadas duas turmas da capacitação Mulher Empreendedora, além de palestras de sensibilização e consultorias coletivas.
O consultor do Sebrae/PR em Londrina, André Basso, conta que o fortalecimento das atividades empresariais no município é um dos resultados esperados da iniciativa. “Com o Cidade Empreendedora, esperamos uma melhoria das competências gerenciais dos pequenos negócios, o aumento do faturamento das empresas participantes, o surgimento de novos empreendimentos e um ganho de produtividade para todos os envolvidos”, destaca.
Informações sobre o Programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo telefone (43) 3373-8000.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.