Parceria facilita acesso de micro e pequenas empresas a soluções empresariais que resultam em melhoria de resultados
Uma parceria firmada entre o Sebrae/PR e a Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (ACEIBI) tem facilitado o acesso da comunidade do município a soluções empresariais.
As principais vantagens dessa proximidade, para quem participa das atividades, são a atualização dos conhecimentos e a economia de tempo e recursos que seriam utilizados no custeio de deslocamentos.
As parceiras possibilitam que o Sebrae/PR atinja o objetivo de levar atendimento ao maior número possível de municípios, melhorando a competitividade e promovendo o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas.
Conhecedora das necessidades do empresariado local, a ACEIBI apresenta as demandas ao Sebrae/PR e as entidades desenvolvem conjuntamente uma programação específica para a realidade local.
Um dos serviços mais utilizados pelos empresários são as consultorias que podem ser individuais ou coletivas. Trata-se de um encontro previamente agendado entre um empresário que deseja solucionar uma determinada questão de seu negócio e um consultor especialista no tema apresentado, que, por meio de um diagnóstico, levanta as necessidades do cliente, identificando soluções e recomendando ações.
“A consultoria é indicada para empresários que tenham dúvidas sobre áreas de sua empresa ou desejem melhorar resultados. Além de orientar sobre maneiras mais eficazes de se fazer as coisas, o especialista mantém o empresário atualizado, mostrando-lhe experiências de outras empresas e melhores práticas. A consultoria aponta os caminhos e o empresário toma as decisões”, explica a consultora do Sebrae/PR, Simone Millan Shavarski.
O presidente da ACEIBI, Vander Carlos Casagrande, destaca que as ações do Sebrae/PR no município tornam as empresas mais confiantes e preparadas, promovendo o desenvolvimento do comércio e da cidade. “As consultorias empresariais coletivas ou individuais são uma forma produtiva de atender as necessidades de nossos associados. Essas e outras realizações levam o aprimoramento constante, permitindo que os empresários acompanhem o mercado e as tendências da economia para assim atender com eficácia seus consumidores”, assinala Casagrande.
Além de consultorias, o Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças. Essas atividades são destinadas a empresários de micro e pequenas empresas, pessoas interessadas em montar um negócio próprio, colaboradores e estudantes.
“A participação nesses eventos rápidos pode levar o empresário a identificar necessidades, estimulando-o a buscar soluções que resultem na melhoria da rentabilidade e competitividade da empresa, por exemplo”, destaca a consultora do Sebrae/PR.
O gerente comercial do Supermercado Supersul, Helton Neves de Siqueira, considera que um dos mais importantes benefícios do serviço de orientação empresarial é a possibilidade de mais colaboradores poderem adquirir conhecimentos. “Antes era necessário deslocar-se para Londrina para participar dos treinamentos. Então, por razão de custos e tempo, poucos colaboradores podiam participar das atividades do Sebrae/PR. Hoje, isso tudo acontece na cidade mesmo. Notamos que empresários e colaboradores estão mais capacitados e motivados”, avalia o gerente.
Programação
No próximo dia 27 de maio, o Sebrae/PR promove em Ibiporã consultoria individual para os empresários que necessitam de atendimento na área demarketing.
As consultorias coletivas reúnem um grupo com poucos participantes para abordagem e tratamento de temas específicos e têm um enfoque prático. O próximo evento desse tipo está agendado para setembro, durante a Primeira Semana Empreendedora. As consultorias coletivas programadas são: Como fazer entrevista de contratação de funcionários (27/09 às 19 horas) e Como melhorar o comprometimento da equipe (28/09 às 19 horas). No dia 29 de setembro, às 19 horas, será realizada a palestra Encantando o Cliente.
Para agendar consultorias ou inscrever-se em capacitações, palestras e programas, os interessados devem entrar em contato com a ACEIBI pelo telefone (43) 3158-1260.
Cleide de Paula
Assessora de Imprensa Sebrae/PR - Regional Norte
Postar um comentário
Obrigado pela participação.