Resultado do 1º Concurso Cachaças do Paraná será conhecido no final do mês, dia 27; entrega dos prêmios abre a programação do 2º Festival Paranaense, no Mercado Municipal
O Mercado Municipal de Curitiba vai receber, de 27 a 29 de maio, o 2º Festival Paranaense – Cachaça e Produtos Derivados da Cana-de-açúcar, mais uma atração local, que conta com a visita de cerca de 50 mil pessoas por semana. A divulgação dos vencedores do 1º Concurso Cachaças do Paraná está prevista para acontecer durante o evento. Será no primeiro dia do Festival, junto com a abertura oficial, a partir das 16 horas, no auditório do Mercado Municipal.
O Concurso Cachaças do Paraná, uma iniciativa pioneira no Estado, foi criado com o objetivo de apresentar aos consumidores as cachaças de qualidade produzidas em alambiques paranaenses, além de promover a produção legalizada no Estado. Atualmente, o Paraná é responsável por 6% da produção nacional da bebida, mas, segundo o consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Edson Braga da Silva, 90% dos alambiques paranaenses ainda são informais.
“Junto ao Sebrae/PR, Associação de Cooperativas e Empresas Produtoras de Cachaça Artesanal de Alambique do Paraná (Aprocapar) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) e demais parceiros, foi possível a realização desse concurso que teve mais de 30 marcas inscritas. E, para participar, era necessário que o alambique funcionasse em conformidade com a lei”, relembra o consultor do Sebrae/PR. As cachaças inscritas no Concurso foram julgadas no final de fevereiro, também na Capital, mas sem a divulgação dos resultados.
O agrônomo e professor da UFPR, Agenor Maccari Junior, explica que as cachaças foram julgadas com metodologia adaptada do regulamento da Organização Internacional do Vinho (OIV). “Os dez jurados eram tanto especialistas em análise sensorial quanto produtores com participação em concursos de vinho e destilados. As cachaças inscritas concorreram nas categorias: nova/descansada, armazenada/envelhecida e Premium.”
As marcas avaliadas serão premiadas conforme a pontuação recebida na análise sensorial, feita pelo júri. De acordo com o regulamento, são quatro níveis de pontuação para cada categoria: medalha de bronze, para as cachaças que receberam de 80 a 82 pontos; medalha de prata, de 83 a 87 pontos; medalha de ouro, de 88 a 92 pontos; e grande medalha de ouro, para aquelas que atingiram pontuação de, no mínimo, 93 pontos.
“Entretanto, o número total de cachaças premiadas não poderá ser superior a 25% do total de amostras inscritas no concurso, como forma de garantir o rigor e a imagem do Concurso”, comenta Agenor Maccari. O presidente da Aprocapar, Itamar Menegotto, destaca que as vencedoras receberão diploma certificando a marca premiada, no qual constará a pontuação obtida no Concurso.
“Essa referência (selo) poderá ser utilizada pelo produtor na garrafa da cachaça ou em material de divulgação a partir do recebimento do prêmio. Além de premiar o produtor, essa é uma ótima oportunidade para o consumidor saber reconhecer, pelo selo, uma boa cachaça”, diz Menegotto.
O 1º Concurso Cachaças do Paraná tem o apoio do Sebrae/PR, da Prefeitura de Francisco Beltrão; Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique (Fenaca); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ; Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Cachaça Artesanal do Sudoeste do Paraná (Coachaça) e UFPR.
Festival Paranaense
Os três dias do 2º Festival Paranaense - Cachaça e Produtos Derivados da Cana-de-açúcar prometem movimentar o Mercado Municipal. Além da premiação das melhores cachaças do Estado, a programação do Festival vai contar com diversas palestras, aulas e cursos.
Na quinta-feira, dia 27, haverá as palestras: “Técnica de degustação para cachaça”, das 17 às 18 horas; e “Tendências e mercados para produtos derivados de cana”, das 18 às 19 horas. Na sequência, das 19 às 20 horas, degustação dirigida “Terroir em cachaça”.
Na sexta-feira, a programação inicia com a oficina “Aspectos legais da produção de cachaça no Paraná”, das 14 às 17 horas. Prossegue com mais uma turma da palestra “Técnica de degustação para cachaça”, também das 17 às 18 horas, seguido da degustação “Terroir em cachaça”.
Já no sábado, dia 29, a palestra “Técnica de degustação para cachaça” e a degustação “Terroir em cachaça” começam mais cedo, a partir das 11 horas. À tarde, está marcada a palestra “O processo de produção e a qualidade da cachaça – orientações aos consumidores”, das 15h30 às 16h30.
Além disso, nos três dias de evento, será possível participar de aulas de culinária na quinta e sexta-feira, das 18h30 às 20h30; e no sábado em dois horários - das 10 horas ao meio-dia ou das 15 às 17 horas. Haverá, ainda, cursos sobre o preparo de coquetéis com cachaça, das 17 às 20 horas, na quinta e sexta-feira; e das 11 às 14 horas, no sábado.
“O evento é voltado aos consumidores e apreciadores de produtos derivados de cana-de-açúcar, como a cachaça artesanal, açúcar mascavo, rapadura e melado. Além de disponíveis para degustação, esses produtos, vindos de 15 diferentes cooperativas e empresas paranaenses, estarão sendo comercializados com os lojistas do Mercado Municipal”, explica Maria Isabel Guimarães, consultora do Sebrae/PR em Curitiba.
Promovido pela Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB), o 2º Festival Paranaense estará aberto à visitação na quinta e sexta-feira, das 16 às 21 horas e, no sábado, das 10 às 18 horas. São parceiros na realização do evento o Sebrae/PR, a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a UFPR/Ridesa, a Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal (Acesme) e a Prefeitura de Curitiba.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.