O dia 17 de maio será marcado por ações que visam disseminar a cultura empreendedora entre alunos, professores e técnicos
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Apucarana e o Sebrae/PR comemoram, no próximo dia 17, o Dia do Empreendedorismo. No período da tarde, entre 14 e 18 horas, alunos acompanham uma oficina de empreendedorismo na prática, conduzida pela facilitadora, Cleufe Almeida. Após receberem, em sala de aula, uma explicação rápida sobre os conceitos do empreendedorismo, os estudantes serão convidados a participar de uma atividade prática para fixar o aprendizado.
Ainda no horário vespertino, das 15 às 17 horas, representantes do Sebrae/PR e do Programa de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PROEM – UTFPR) ministram, aos servidores da universidade, dentre os quais professores e equipe técnica, a palestra “Mecanismos Institucionais de Estímulo ao Empreendedorismo”.
A partir das 19 horas, os alunos e servidores do período noturno, acompanham apresentação que abordará os temas: empreendedorismo, características dos empreendedores de sucesso, panorama do empreendedorismo, no Brasil e no mundo, dados sobre micro e pequenas empresas da Região e a experiência de implantação, funcionamento e resultados do Hotel Tecnológico em outras unidades da UTFPR. Esses participantes também terão a oportunidade de ouvir o relato de um empresário sobre o início de seu negócio, relembrando motivações e dificuldades.
O coordenador do departamento de apoio e projetos da UTFPR em Apucarana, Anderson de Freitas Vietro, conta que, em razão da globalização econômica e da otimização dos postos de trabalho, o mundo passa por um processo de diminuição do emprego formal. “Tendo em vista esse contexto, a preparação de jovens empreendedores para a criação de novas empresas torna-se imprescindível para o desenvolvimento social e econômico do País, e essa é uma das missões da instituição”, afirma.
O consultor do Sebrae/PR em Apucarana, Rubens Fernandes Negrão, elogia a iniciativa da UTFPR destacando que a cultura empreendedora é uma alternativa importante para inserção dos estudantes no mercado de trabalho e para o desenvolvimento dos municípios. “Esse estímulo da universidade certamente deixa o aluno muito mais preparado e aumenta suas chances de sucesso, fazendo com que consiga enxergar oportunidades de negócios. Os conhecimentos e aprendizados sobre empreendedorismo farão grande diferença para eles ao término do curso”, assinala.
Rubens Negrão avisa que o Sebrae/PR está de portas abertas para apoiar iniciativas como essa e lembra que a entidade disponibiliza diversas soluções para quem pensa em abrir em montar seu negócio próprio e para as empresas já constituídas. Uma dessas soluções é o Programa Empretec, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e executado no Brasil pelo Sebrae. O Empretec estimula o comportamento empreendedor e é ideal para aqueles que desejam vivenciar os desafios diários de uma empresa, bem como têm interesse em conhecer e desenvolver as habilidades e comportamentos necessários para o exercício de uma determinada atividade empresarial. Em Apucarana, a próxima turma do Empretec inicia-se em 26 de maio. Os interessados podem obter informações pelo telefone: (43) 3422-4439.
Hotel Tecnológico
O Hotel Tecnológico é uma estrutura que funciona em alguns dos campi da UTFPR no Paraná. Trata-se de uma pré-incubadora que fornece apoio ao desenvolvimento de projetos de alunos, egressos, servidores e pesquisadores empreendedores da comunidade acadêmica. A proposta desse departamento é motivar a formação empresarial, estimular a postura empreendedora; incentivar a criação de empresas de base tecnológica e aproximar o meio acadêmico do mercado.
Nesse espaço, os empreendedores desenvolvem os alicerces de seu empreendimento sem a necessidade de ter a empresa aberta juridicamente. Por um período de até dois anos, os jovens empreendedores recebem consultorias nas áreas financeira, jurídica, marketing e plano de negócios para estruturarem suas empresas e entrarem mais sólidos no mercado.
Cleide de Paula
Assessora de Imprensa Sebrae/PR - Regional Norte
Postar um comentário
Obrigado pela participação.