Proposta executada pelo Sebrae/PR objetiva buscar inovação, novas tecnologias e abertura de mercados; ideia é preparar as empresas do arranjo produtivo para o mercado internacional
A governança do Arranjo Produtivo Local (APL) de Bonés de Apucarana, por meio de um grupo temático focado em mercado, desenvolveu uma proposta ousada para elevar a competitividade das empresas do setor. O Projeto Comercial para América Latina e Leste Europeu, como é chamado, objetiva preparar as empresas para atuarem no mercado internacional, reduzindo sua dependência de terceiros; prover conhecimentos que sustentem a tomada de decisões; e ampliar relações comerciais.
Para isso, os interessados irão se reunir duas vezes por semana, durante o período de seis meses, para realizar estudos aprofundados sobre os mercados previamente identificados. O projeto prevê ainda encontros mensais para avaliação de desempenho, trabalhos de pesquisa e contatos, e assessoria individual a cada empresa que vier a integrar o Projeto.
Além dessas atividades, serão realizadas, no período, pesquisas, análises de mercados, identificação de demandas, prospecção, planejamento estratégico, identificação de clientes, levantamentos para adoção de inovação e novas tecnologias e outras ações complementares.
O consultor do Sebrae/PR em Apucarana, José Henrique Martins, explica que a abertura de canais de comercialização no mercado externo exige muito planejamento, realização de estudos, dedicação intensa e acompanhamento constante das questões políticas, econômicas e sociais do país-alvo da futura transação comercial. Segundo ele, nesse momento, o comércio internacional possui muitos compradores, mas é necessário distinguir bons e maus negociantes.
“Além de todo o levantamento de informações, é preciso marcar presença na localidade escolhida. Muitos aprendizados só se adquirem viajando até determinado país. No momento certo, vamos ao mercado para identificar compradores, canais de distribuição, fazer negociações, tomada de preços, sempre aliando nossa visão e relacionamento externo com o conhecimento das empresas. O monitoramento dos acontecimentos do país é essencial para não se perder contatos”, explica.
Todo o trabalho de definição de estratégias, padrões e conceitos será construído em conjunto, baseado na estrutura e potencial das empresas. O conhecimento gerado por meio do Projeto permanecerá com o grupo.
A escolha das duas regiões é amparada por estudos prévios de potencial de mercado. Na América Latina, os países com maior potencial para realização de negócios do APL de Bonés são Peru, Chile e México. No Leste Europeu, são as cidades de Ecaterinburgo e Moscou, na Rússia, e os países Sérvia e Ucrânia.
Os estudos dos mercados de atuação seguirão três critérios: demanda, especificidade e diferenciação do produto. Esses quesitos também direcionarão a busca por tecnologias e inovação. Os países-alvo do Projeto não necessariamente consomem os bonés e confecções produzidos em Apucarana. Em muitos casos, servem como canais de distribuição da produção.
“O critério demanda é voltado para grandes mercados. Nesse caso, o foco é o volume de produção. A especificidade busca a produção de produtos de acordo com a identidade cultural estabelecida em uma região e a diferenciação do produto está ligada ao desenvolvimento de produtos com alto valor agregado”, ensina o consultor do Sebrae/PR.
Uma importante contribuição do Projeto Comercial para América Latina e Leste Europeu é a busca de novas matérias primas para desenvolvimentos dos produtos. “A matéria-prima é um item fundamental para a fabricação de um produto melhor, diferenciado e mais competitivo. O grupo também vai mapear os insumos disponíveis nas regiões e viabilizar a compra, que pode ocorrer de forma conjunta, e, posteriormente, a produção das peças. A venda da produção pode ocorrer individualmente”, assinala.
Para José Henrique Martins, as empresas que participam de missões internacionais e de um processo como esse dão um salto de qualidade e tornam-se mais competitivas dentro do território nacional, mantendo sua liderança. A governança do APL de Bonés de Apucarana já colhe resultados de ações passadas como missões empresariais para China e Angola.
“São novas experiências e um preparo intenso que fazem com que as empresas adquiram outra visão e uma nova postura. A partir do momento em que se conhece o mercado externo e se visualiza novas possibilidades, as empresas passam a ter condições de sanear sua carteira de clientes, direcionando melhor suas transações e com possibilidade de fidelizar clientes no exterior. O desenvolvimento indireto de empresas do setor é outro benefício dessa iniciativa”, comenta.
As empresas que tiverem interesse em participar do Projeto Comercial para América Latina e Leste Europeu ou desejarem integrar o APL de Bonés de Apucarana podem obter mais informações no escritório do Sebrae/PR em Apucarana, que fica na Rua Doutor Oswaldo Cruz, 510
ou pelo telefone
ou pelo telefone
(43) 3422-4439.
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