A Grande Loja Unida do Paraná firmou, convênio com o Grande Oriente da França para difusão do Rito Francês.
O Grande Secretário de Relações Exteriores do Grande Oriente da França, Alain Fumaz, esteve no Brasil recentemente, tendo firmado Tratado de Amizade com a Grande Loja Unida do Paraná.
Além de firmar Tratado, o Grande Oriente da França concedeu Carta-Patente à Grande Loja Unida do Paraná para trabalhar no chamado Rito Francês, tanto nos graus simbólicos quanto nos filosóficos, através do Supremo Conselho Francisco de Montezuma.
O Grande Oriente da França é a maior e mais antiga Potência Maçônica Adogmática do mundo. Sua fundação data de 1728, tendo seus preceitos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade inspirado vários movimentos libertários, iniciando pela Revolução Francesa de 1789. Atualmente conta com aproximadamente 1.200 Lojas e 50.000 membros.
Alain Fumaz afirma que veio para apoiar a Maçonaria brasileira. O Chanceler francês acredita que o Brasil será, no futuro, não somente uma grande potência econômica, mas também maçônica. ´O futuro da maçonaria está no adogmatismo. A humanidade busca o caminho da tolerância e do respeito às diferenças. A maçonaria moderna não impõe dogmas e nem discrimina quem quer que seja.´
Foto: Grão-mestre da Grande Loja Unida do Paraná, Jocelino Alves de Freitas e Secretário de Relações Exteriores do Oriente da França, Alain Fumaz.
Tan solo indicar que el GOdF no data 1728, sino de 1773
ResponderExcluir