Negócio a Negócio já atendeu mais de 1.300 empresas nos municípios de Apucarana, Rolândia e Arapongas; agora é a vez de Jandaia do Sul e Cambira receberem a solução
Em abril deste ano, o Sebrae/PR lançou o Programa Negócio a Negócio, uma iniciativa que leva até as empresas e empreendedores informais orientação empresarial gratuita e personalizada. Até o momento, foram atendidas mais de 1.300 micro e pequenas empresas nos municípios de Apucarana (672), Rolândia (131) e Arapongas (551). Na última semana, o Programa chegou às cidades de Jandaia do Sul e Cambira. A previsão é de que nessas duas localidades sejam incluídos mais 450 pequenos empreendimentos.
A proposta do Negócio a Negócio é fomentar o desenvolvimento e consolidação das empresas e incentivar a formalização tanto de empresas como de empreendedores individuais. Uma equipe de consultores treinada pelo Sebrae/PR percorre alguns municípios do Estado e convida as empresas de pequeno porte a participarem do Negócio a Negócio. No primeiro contato, é efetuado o cadastro do cliente e aplicado um diagnóstico para identificar aspectos de gestão da empresa. Na segunda visita, o consultor auxilia o empresário a elaborar um plano de ação de acordo com a necessidade do negócio. Na última visita, ocorre uma avaliação das ações desenvolvidas. Os empreendedores informais recebem informações sobre as vantagens da formalidade.
O consultor do Sebrae/PR em Apucarana, Rubens Fernandes Negrão, avalia o andamento do Programa na região e destaca que a receptividade das empresas recém-constituídas tem sido muito positiva. “A iniciativa permite que as empresas conheçam melhor o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/PR e tenham acesso a conhecimento para melhorar seus resultados. As empresas constituídas menos de dois anos destacaram-se no Programa. Receberam bem a metodologia e demonstraram interesse em obter novos conteúdos”, assinala.
Rubens Negrão conta ainda que a dificuldade mais comum entre os empresários atendidos pelo Programa é em relação à gestão financeira dos negócios. O dado resulta dos diagnósticos realizados que analisam aspectos mercadológicos, clientes, finanças e processos. “O Programa Negócio a Negócio é um movimento de orientação, inclusão e sensibilização que mostra às pequenas empresas formas de obter melhores resultados. Além disso, também estimula a formalização daqueles que trabalham por conta própria”, reforça Rubens Negrão.
Lourival Dutra, proprietário do lava-rápido Euro Polimentos, localizado em Apucarana, foi um dos empresários atendidos pelo Negócio a Negócio. Há 20 anos no ramo, o empresário conta que essa foi a primeira vez que teve oportunidade de conhecer pessoalmente o Sebrae/PR. Anteriormente, ouvia falar da entidade somente no programa de tevê Pequenas Empresas, Grandes Negócios. “Achei o Programa bem interessante. Recebi a primeira visita e materiais informativos que ajudam a pensar e planejar melhor meu negócio. Minhas maiores dificuldades são o baixo fluxo de clientes e a falta de recursos para fazer investimentos.”
O dono do lava-rápido observa que a facilidade para se adquirir veículos zero quilômetro leva os motoristas a descuidarem-se dos carros usados, afastando-os de seu negócio. Para ele, a aquisição de novas máquinas de limpeza, aspiradores, compressores, um sistema de lavagem a seco e a inclusão do serviço martelinho de ouro, elevariam seu faturamento e o número de clientes. “Agora, já vejo uma luz no final do túnel. Estou confiante de que esse Programa realmente melhore minha empresa”, destaca Lourival Dutra.
As empresas paranaenses interessadas em participar do Programa Negócio a Negócio podem obter mais informações 0800 570 0800, do Sebrae/PR.
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