JBPress
  • CAPA
    • BRASIL
    • ECONOMIA
  • CADERNOS
    • VIDEOS
    • CULTURA
    • CURIOSIDADE
    • MODA
  • CADERNOS 2
    • SAÚDE
    • AGRO
    • PARANÁ
    • CIÊNCIA
  • OPINIÃO
  • ESTILO
  • MUNDO

Home Unlabelled Campanha estadual contra aftosa é lançada no sudoeste

Campanha estadual contra aftosa é lançada no sudoeste

JBPress outubro 29, 2010 0

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Camargo Chandoha, e o diretor do Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária (Defis), Marco Antonio Teixeira Pinto. Fotos: Osvaldo Ribeiro.
A segunda etapa estadual da campanha de febre aftosa foi lançada na região sudoeste, quinta-feira (28). O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Camargo Chandoha, e o diretor do Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária (Defis), Marco Antonio Teixeira Pinto, estiveram em Francisco Beltrão para iniciar o período de vacinação, que, oficialmente, vai de 1.º a 30 do mês que vem.

A região sudoeste, composta por 27 municípios, representa pouco mais de 10% do rebanho paranaense, que atualmente é de 9,6 milhões de cabeças. A estimativa é que a região tenha cerca de 1,1 milhão de bovinos e bubalinos. Nessa etapa da campanha deverão ser vacinados todos os animais, independente da idade. 

O início da campanha foi no sítio Laranjal, do produtor de leite Luiz Wulf, que tem cerca de 70 cabeças de gado, na comunidade de Rio Tuna. Acompanharam o lançamento da campanha o prefeito Wilmar Reichembach, o chefe do núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Francisco Beltrão, Carlos Alberto Wust da Silva, representantes dos sindicatos rurais, os conselhos municipais de sanidade agropecuária (CSAs) e produtores.

LEITE – “A escolha do Sudoeste para iniciar o período de vacinação contra aftosa deve-se a que a região é uma importante bacia leiteira e tem como característica a pequena propriedade que precisa de uma atenção maior para incentivar os produtores”, disse o secretário Erikson Chandoha.

Segundo o secretário, recentemente a região Sudoeste passou a ser a primeira no ranking de produção de leite do Estado, com produção superior a 533 milhões de litros por ano. Isso aumenta a responsabilidade e a vontade que o Estado alcance a meta de ficar livre de febre aftosa sem vacinação, porque essa condição irá valorizar bastante os produtos no mercado internacional. “Não só o leite e as carnes ganham valor no mercado, mas também os grãos também são valorizados, quando o Estado atingir a condição sanitária exigida pelo mercado internacional”, disse o secretário. 

Chandoha enfatizou a atuação dos sindicatos rurais, das prefeituras municipais e dos CSAs, que são parceiras do Estado na campanha de vacinação. São essas entidades que ajudam a percorrer as pequenas propriedades para conscientizar o produtor para vacinar seus animais. “Muitos representantes dessas entidades se responsabilizam até pela vacinação, quando percebem que um produtor não tem condições de arcar com a compra das doses de vacinas”, destacou.

ÍNDICES – Para Chandoha, são ações como essas que ajudam o Paraná a manter índices de vacinação superiores a 98% em todas as campanhas, que são os melhores do País. “Por isso, priorizamos a atenção especial ao pequeno produtor durante essa campanha de vacinação contra febre aftosa. Esses produtores dão sua contribuição para que o Paraná alcance os índices de destaque”.

O secretário lembrou que no futuro o Estado deverá suspender as campanhas de vacinação contra febre aftosa e o Paraná deverá ser o segundo estado brasileiro a alcançar esse status. Atualmente só o estado de Santa Catarina é livre de febre aftosa sem vacinação.

Mas esse é um desafio que está sendo repassado ao próximo governo, porque o Estado ainda tem de cumprir algumas tarefas exigidas tanto pelo ministério da Agricultura como pelos órgãos internacionais de sanidade agropecuária, disse Chandoha. Entre elas está a contratação de médicos veterinários para atuar nas unidades veterinárias no Interior do Estado e nas barreiras de fiscalização.

PEQUENO PRODUTOR - O produtor de Francisco Beltrão, Luiz Wulf, recomendou aos demais produtores que vacinem todos os animais existentes nas propriedades, mesmo que seja apenas uma cabeça. “Em breve poderemos usufruir dos benefícios da vacinação para todos os produtores de leite e carne”, afirmou.

Segundo o diretor do Defis, com essa segunda etapa da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa, o Paraná busca manter a excelência dos índices de vacinação alcançados nos últimos anos, capazes de manter a enfermidade longe do rebanho. Teixeira Pinto ressaltou a importância da vacinação, porque é ela que dará as condições para o Estado suspender as campanhas no futuro.

Para isso, apelou para a conscientização do produtor para que não deixe de vacinar o rebanho. O chefe do Defis, lembrou que o órgão de fiscalização não tem a intenção de multar o produtor. “Infelizmente, em alguns casos, não resta outra opção”, disse. Segundo a Seab, a multa é de R$ 97,05 por cabeça não-vacinada.

Share:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

AUTOR


João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Conexão

Curitiba News

MAIS LIDAS

  • Príncipe Harry e Meghan Markle anunciam data de casamento
    Kensington Palace informou que a boda do neto de Elizabeth II com a atriz será no palácio de Windsor Já há data para a que se...
  • A CPI moldada para constranger a Lava Jato e blindar Temer
    Comissão pede indiciamento de integrantes da Procuradoria e investigação de Janot. Apesar de constarem nas delações, nomes de Temer, Lu...
  • Setor produtivo paranaense apresenta demandas ao ministro dos Transportes
    César Borges participou de reunião do Conselho Temático de Infraestrutura da Fiep; intenção é que projetos sejam incluídos nos pla...
  • Lucro da Vale cai mais de 51% em 2009
    O presidente da Vale, Roger Agnelli. A mineradora Vale informou na noite desta quarta-feira (10) que fechou 2009 com lucro líquido de R$ 1...
Tecnologia do Blogger.