Proposta pioneira idealizada pela Prefeitura de Apucarana e Sebrae/PR estimula a abertura de novos negócios e cria oportunidades de geração de emprego e renda
Nesta quarta-feira, 20 de outubro, às 8h30, acontece no Salão Nobre da Prefeitura de Apucarana, a cerimônia de encerramento do Programa Gente Empreendedora, uma realização da Prefeitura de Apucarana e Sebrae/PR. As atividades do Gente Empreendedora iniciaram-se em março e seguem até o mês de novembro deste ano.
O Programa foi idealizado para estimular o empreendedorismo, o aumento da competitividade empresarial e promover o desenvolvimento econômico e social da cidade de Apucarana, no norte do Paraná.
As ações do Gente Empreendedora foram desenvolvidas aproveitado-se a estrutura do Programa Células Comunitárias, proposta do governo municipal que trabalha temas variados com as comunidades dos bairros da cidade desde 2003. Em 2010, o Gente Empreendedora contemplou seis, das 26 Células Comunitárias, existentes em Apucarana, como são chamadas. Foram envolvidos os bairros Jardim Ponta Grossa, Igrejinha, João Paulo, Pirapó, Castelo Branco - Jardim Colonial e Vila Reis.
O Gente Empreendedora beneficiou três públicos diferentes: interessados em abrir um negócio próprio, micro e pequenas empresas com até dois anos de funcionamento e empresas com mais de dois anos de atuação. A soma das palestras, workshops e oficinas realizadas durante o Programa totalizam 90 eventos que beneficiaram 400 participantes e 164 micro e pequenas empresas.
O consultor do Sebrae/PR em Apucarana, Rubens Fernandes Negrão, conta que 156 pessoas receberão certificados de conclusão das atividades desenvolvidas durante a duração do Programa.
“Nosso desafio para 2011 é dar continuidade ao Programa, levando-o para as outras Células Comunitárias, promover um trabalho contínuo com aqueles que já passaram pelo projeto, atender a necessidade de conhecimento dos empreendedores e promover uma revolução empreendedora no município”, afirma Rubens Negrão.
O workshop “Quero ser Empresário” e palestras sobre a nova figura jurídica do Empreendedor Individual beneficiaram 124 participantes interessados em montar sua empresa própria. Quase 150 pessoas, representantes de empresas recém-constituídas, tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos por meio da série "Abri minha empresa! E agora?". Além de receberem os dez fascículos da publicação e cartazes com resumo das sugestões e dicas, participaram de debates mediados por consultores em gestão empresarial. Tudo isso com a comodidade de não precisar se deslocar de seu bairro.
Para os empresários mais experientes, o Gente Empreendedora proporcionou oficinas de finanças, crédito, visual de loja e consultorias personalizadas. Alunos do curso de Design de Interiores visitaram empresários interessados em melhorar o visual de suas lojas e deram sugestões de como tornar os empreendimentos mais funcionais e atraentes.
Para mensurar e avaliar o impacto do Programa na vida dos moradores dos bairros atendidos, os organizadores da proposta estão aplicando, entre outubro e novembro, uma pesquisa de avaliação. Os resultados do levantamento darão subsídios para novas etapas do Gente Empreendedora.
Para o coordenador do Células Comunitárias e diretor do Departamento de Relações com a Comunidade, Paulo Pedroso Mandágua de Almeida, as metas previstas pelo Programa Gente Empreendedora foram atingidas. “A parceria foi fundamental nesse trabalho, pois disponibilizamos a estrutura e o Sebrae/PR, o conteúdo. Creio que alcançamos nosso objetivo que era levar a cultura empreendedora para os bairros. Neste momento, estamos elaborando o projeto de orçamento da Prefeitura para 2011 e estamos prevendo verba para dar continuidade ao Programa no próximo ano”, comenta.
O consultor do Sebrae/PR explica que os resultados a serem atingidos com o Programa Gente Empreendedora são: ampliar a segurança, autoconfiança, gestão empresarial e familiar dos empreendedores capacitados; incentivar a formalização dos trabalhadores que atuam por conta própria; estimular o incremento nas vendas das micro e pequenas empresas incluídas no Programa e contribuir para a abertura de empresas mais estruturadas e com maior chance de sucesso e sobrevivência duradoura.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.