O Porto de Paranaguá recebeu nesta quinta-feira (28) a equipe formada por especialistas em planejamento e desenvolvimento portuário, responsável por elaborar o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP), que determinará os investimentos do governo federal no setor para os próximos anos. O terminal paranaense é considerado um dos 15 portos estratégicos para o país e, por isso, as metas de crescimento referentes a ele são acompanhadas por consultores do Porto de Roterdã, na Holanda.
A missão do grupo, que também reúne técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Secretaria Especial de Portos (SEP), é realizar um levantamento dos desafios e oportunidades, apresentando soluções e identificando possibilidades de expansão. “No caso de Paranaguá, por exemplo, a diversidade de cargas operadas o torna semelhante ao nosso terminal”, conta o gerente de projetos do porto holandês, Maurits Van Schuylenburg.
A missão do grupo, que também reúne técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Secretaria Especial de Portos (SEP), é realizar um levantamento dos desafios e oportunidades, apresentando soluções e identificando possibilidades de expansão. “No caso de Paranaguá, por exemplo, a diversidade de cargas operadas o torna semelhante ao nosso terminal”, conta o gerente de projetos do porto holandês, Maurits Van Schuylenburg.
O plano para cada um dos portos estratégicos levará em consideração suas características e vocações, focando em melhorias operacionais e de infraestrutura. “O posicionamento desejado pela SEP vai de encontro ao já previsto no Plano Estratégico dos Portos do Paraná: Um complexo portuário forte, integrado logisticamente, com maior capacidade de movimentação de cargas e que atenda a importadores e exportadores do mundo inteiro”, destaca o superintendente dos terminais de Paranaguá e Antonina, Mario Lobo Filho.
“O documento, elaborado pelo Núcleo Permanente de Estudos Estratégicos da Appa, aponta os desafios e oportunidades que devem ser encarados até 2030. O setor experimenta rápidas mudanças e entendemos que é preciso se antecipar as necessidades do mercado”, completa. As ideias paranaenses foram apresentadas em Brasília e já fazem parte do conteúdo do Plano de Expansão dos Portos, promovido pela Secretaria dos Portos, em conjunto com as Companhias Docas.
“O documento, elaborado pelo Núcleo Permanente de Estudos Estratégicos da Appa, aponta os desafios e oportunidades que devem ser encarados até 2030. O setor experimenta rápidas mudanças e entendemos que é preciso se antecipar as necessidades do mercado”, completa. As ideias paranaenses foram apresentadas em Brasília e já fazem parte do conteúdo do Plano de Expansão dos Portos, promovido pela Secretaria dos Portos, em conjunto com as Companhias Docas.
LOGÍSTICA PORTUÁRIA – Ao todo, o Plano Nacional de Logística Portuária envolve 35 portos brasileiros, sendo que 15 destes são considerados estratégicos para o setor. As atividades de levantamento e análise de dados, visitas e acompanhamento de operações são elaboradas por técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina. Os portos de Paranaguá, Santos, Pecém, Itaqui, Itajaí e Navegantes contarão, ainda, com consultoria do gerente de projetos do Porto de Roterdã.
“Em Paranaguá esta é a segunda realizada e temos outra programada para o próximo mês. Um relatório preliminar sobre as condições encontradas deve ser entregue ainda em dezembro, na transição dos governos, para falar sobre as ações emergenciais e prioritárias. As conclusões finais, que nortearão o PNLP, tem prazo até setembro de 2011 para serem apresentadas. Então serão traçadas as metas de médio e longo prazo, para os próximos 20 anos”, adianta Ricardo Sproesser, consultor da UFSC.
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