JBPress
  • CAPA
    • BRASIL
    • ECONOMIA
  • CADERNOS
    • VIDEOS
    • CULTURA
    • CURIOSIDADE
    • MODA
  • CADERNOS 2
    • SAÚDE
    • AGRO
    • PARANÁ
    • CIÊNCIA
  • OPINIÃO
  • ESTILO
  • MUNDO

Home Unlabelled Paraná estimula reciclagem com doação de equipamentos

Paraná estimula reciclagem com doação de equipamentos

JBPress outubro 29, 2010 0

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, entregou nesta sexta-feira (29), em Borrazópolis e Jardim Alegre, região centro-norte do Estado, duas prensas hidráulicas que irão contribuir para a geração de emprego e renda e aumentar a quantidade de lixo reciclado nos municípios.

A entrega do equipamento faz parte do programa “Multiplicadores ambientais e inclusão social no Paraná” e está sendo realizado através de uma parceria entre a Secretaria e a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não-Alcoólicas (Abir). O Programa já percorreu todos os municípios que fazem parte do Projeto para detectar as necessidades estruturais de cada um com relação à coleta seletiva.

Jorge Augusto Callado Afonso explica que para fazer parte do projeto os municípios devem desenvolver ações de reciclagem e coleta seletiva ou contar com o trabalho de agentes ambientais organizados em sistema de cooperativa.

“Reduzir o consumo e reutilizar ao máximo os materiais existentes está entre os maiores desafios do século. O crescimento acelerado das cidades tem levado a um aumento na geração de resíduos sólidos e a reciclagem proporciona ganhos ambiental, social e econômico”, destacou o secretário. 
 
Para ele, a ação representa a responsabilidade compartilhada dos grandes geradores, governo e sociedade. “As cooperativas vão auxiliar na destinação correta de resíduos, evitando sobrecarga no aterro sanitário, fazendo com que os resíduos retornem a cadeia produtiva e gerando renda”, completou o secretário.

A Abir já adquiriu para este Projeto quatro elevadores de carga e oito prensas, doadas aos municípios que comprovadamente possuem ações nesta área, totalizando R$ 142,5 mil em equipamentos doados.

O coordenador técnico da Abir do Paraná, Fernando Salino, elogiou os resultados do Programa “Multiplicadores ambientais e inclusão social no Paraná”. “O Paraná é o primeiro Estado em que o trabalho toma uma forma concreta e pró-ativa, tanto na área da educação ambiental, como na parte de infra-estrutura”, ressalta Fernando. Como exemplo ele cita os eventos realizados para professores e alunos e que tem reunido 1,5 mil estudantes nas cidades que mais geram lixo no Estado.

“Já foram realizados quatro eventos e outros dois estão programados para os dias 18 e 19, em Londrina, e 22 e 23, em Maringá. Esta é uma ação que faz com que a reciclagem ocorra dentro dos domicílios de forma efetiva”, mencionou Fernando. 
 
O projeto também prevê a distribuição de cartilhas educativas voltadas à educação ambiental, que serão entregues nas escolas municipais e estaduais dos municípios.

COMBATE À PIRATARIA – Entre os benefícios dos equipamentos entregues nesta parceria estão o aumento da reciclagem e do valor agregado na comercialização do material, após prensado e o combate à pirataria.

“Ao prensar o material os coletores estão descaracterizando a embalagem e evitando que elas sejam reutilizadas com produtos falsificados”, alerta o coordenador do Programa Desperdício Zero, Laerty Dudas.

Além disso, com a prensa os coletores que integram as Cooperativas de Borrazópolis e Jardim Alegre conseguirão vender um volume maior de materiais reciclados por um preço melhor.

Dudas conta que a educação ambiental está aumentando significativamente a coleta seletiva nos pequenos municípios do Paraná. Em Jardim Alegre 60% da população participa da coleta seletiva do lixo.

“Ou seja, de cada dez habitantes, sete separam o lixo. Isso demonstra que a população está mais conscientizada”, completa.

O prefeito de Borrazópolis, Osvaldo Campos de Almeida, disse que se não fosse a parceria como Governo a prefeitura jamais conseguiria adquirir este equipamento. Borrazópolis possui 9 mil habitantes e sua economia é baseada na agricultura. Para gerar emprego e renda a prefeitura está apostando na coleta seletiva, com a construção de um aterro sanitário e de um barracão destinado a Cooperativa de Catadores.

“Com a prensa esperamos aumentar de 6 para 15 o número de famílias que poderão trabalhar na Cooperativa”, espera o prefeito. Ao todo, o município já investiu cerca de R$ 90 mil para construção do barracão que abriga a cooperativa e está construindo seu aterro sanitário.
Share:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

AUTOR


João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Conexão

Curitiba News

MAIS LIDAS

  • Príncipe Harry e Meghan Markle anunciam data de casamento
    Kensington Palace informou que a boda do neto de Elizabeth II com a atriz será no palácio de Windsor Já há data para a que se...
  • A CPI moldada para constranger a Lava Jato e blindar Temer
    Comissão pede indiciamento de integrantes da Procuradoria e investigação de Janot. Apesar de constarem nas delações, nomes de Temer, Lu...
  • Setor produtivo paranaense apresenta demandas ao ministro dos Transportes
    César Borges participou de reunião do Conselho Temático de Infraestrutura da Fiep; intenção é que projetos sejam incluídos nos pla...
  • Lucro da Vale cai mais de 51% em 2009
    O presidente da Vale, Roger Agnelli. A mineradora Vale informou na noite desta quarta-feira (10) que fechou 2009 com lucro líquido de R$ 1...
Tecnologia do Blogger.