JBPress
  • CAPA
    • BRASIL
    • ECONOMIA
  • CADERNOS
    • VIDEOS
    • CULTURA
    • CURIOSIDADE
    • MODA
  • CADERNOS 2
    • SAÚDE
    • AGRO
    • PARANÁ
    • CIÊNCIA
  • OPINIÃO
  • ESTILO
  • MUNDO

Home Saúde Tratamento contra hepatite B reduz riscos da doença evoluir para câncer

Tratamento contra hepatite B reduz riscos da doença evoluir para câncer

JBPress outubro 14, 2010 2



As farmácias especiais são unidades da
Secretaria da Saúde onde é feita a
dispensação dos medicamentos
excepcionais aos usuários do SUS.
Estão localizadas nas 22 Regionais de
Saúde do Estado, sendo que em Curitiba
existem 2 farmácias especiais.
O diagnóstico precoce e um tratamento adequado aumentam as chances do portador do vírus ter uma vida saudável, sem que seu fígado fique seriamente comprometido ou a doença evolua para uma cirrose ou até um câncer. “É dever do Estado disponibilizar o tratamento da hepatite B para o cidadão. Os medicamentos utilizados no tratamento da doença são de uso contínuo e geralmente de alto custo, o que poderia dificultar o acesso, mas no SUS esses medicamentos são distribuídos gratuitamente para a população”, explicou o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.

A doença provoca uma inflamação no fígado, órgão responsável pela transformação do alimento em energia para o funcionamento do corpo humano. “Uma pessoa com o fígado doente normalmente sente cansaço com facilidade e sem disposição para fazer nada. Caso a pessoa se sinta dessa forma, é essencial que um médico seja consultado o mais rápido possível”, ressaltou Moreira.



Existem procedimentos para se fazer o cadastro no programa e poder receber os medicamentos. “O mais importante é que o portador do vírus procure um médico, ele poderá auxiliar quanto aos próximos passos”, alertou a diretora do Centro de Medicamentos do Paraná, Deise Pontarolli.

Para ter direito ao tratamento no SUS, a pessoa deve primeiramente procurar um médico e realizar exames que comprovem a existência da doença. Após isso, com os exames e o laudo médico em mãos, o paciente deve dar entrada do processo para a solicitação de medicamentos excepcionais junto à Secretaria estadual de Saúde. O processo é analisado por uma comissão do Cemepar e, se aprovado, o paciente é cadastrado, podendo retirar o medicamento nas farmácias especiais mantidas pelo governo do Paraná.

As farmácias especiais são unidades da Secretaria da Saúde onde é feita a dispensação dos medicamentos excepcionais aos usuários do SUS. Estão localizadas nas 22 Regionais de Saúde do Estado, sendo que em Curitiba existem 2 farmácias especiais.

Além do tratamento, o portador de hepatite B deve incorporar a sua rotina cuidados básicos para que a doença não se agrave ainda mais. “O principal cuidado que o portador deve ter é com o álcool. O consumo deve ser suspenso imediatamente. Assim como o vírus, o álcool é extremamente nocivo às células do fígado (hepáticas)”, ressaltou o coordenador do Programa de Hepatites Virais da Secretaria, Renato Lopes.
Tags: Saúde
Share:

2 comentários :

  1. Anônimo18 de outubro de 2012 às 20:59:00 BRT

    olá, gostaria de saber quais são os nomes dos medicamentos usados para o tratamentos das hepatites, e se todos o medicamentos são distribuídos pelo SUS.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  2. JBPress20 de outubro de 2012 às 01:26:00 BRT

    A alternativa mais viável para a detecção das hepatites virais B e C é o teste rápido disponível nos 35 Centros de Testagem e Aconselhamento do Estado. A intenção da Secretaria da Saúde é ampliar o acesso a esses testes e ofertá-los também nas unidades básicas de saúde. “O teste rápido leva apenas 20 minutos e dá um pré-diagnóstico da doença. Caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado para fazer exames complementares para, posteriormente, tratar adequadamente a doença”, Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Obrigado pela participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

AUTOR


João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Conexão

Curitiba News

MAIS LIDAS

  • 18 filmes que você viu e que são provavelmente mais quentes que pornô
    Contamos como e por que alguns de seus filme favoritos derrotam muitos 'xxx' LUIGI LANDEIRA EL PAÍ S Quando o crítico...
  • Lactec deve finalizar protótipo da Usina de Belo Monte em dezembro
    Foto: Lactec O Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) deve finalizar em dezembro o modelo reduzido que vai simular o funci...
  • Duas mil pessoas celebram 2019 na Vigília Lula Livre
    Representantes de caravanas de mais de 20 estados brasileiros passaram o ano novo em frente à Sede da Polícia Federal em Curitiba para fica...
  • A família e a nova realidade em tempo de pandemia
    Em tempo de pandemia e isolamento social o convívio familiar ficou mais intenso. Os desafios são muitos e a oração é o caminho encontrado pa...
Tecnologia do Blogger.