Para organizar os gastos de fim de ano, o Procon-PR dá algumas dicas para que eles não pesem demais no bolso do consumidor, lembrando que nos primeiros meses do próximo ano há várias despesas extras, como IPVA, IPTU, uniforme e material escolar. O coordenador Luís Fernando Viana Artigas orienta que, se houver alguma dívida, é melhor quitá-la antes de fazer novos financiamentos, para não entrar no próximo ano com o orçamento comprometido.
“É preciso fazer os cálculos e um bom planejamento, mesmo com a renda extra do 13.º salário e também do adicional de férias”, recomenda Artigas. Ele orienta que o consumidor programe suas atividades com antecedência e alerta que é preciso evitar compras de Natal por impulso, fazendo uma pesquisa, tanto para produtos quanto para a prestação de serviços, o que permite encontrar os melhores preços aliados à qualidade. “Com relação aos pagamentos, se o consumidor optar pelo financiamento, crédito rotativo do cartão de crédito ou cheque especial deve ficar atento aos juros cobrados e fazer as contas”.
SERVIÇOS – Na prestação de serviços a orientação é buscar informações de quem já o utilizou, exigir orçamentos por escrito e sem compromisso, em que devem constar, além do preço, detalhes do serviço, formas de pagamento, material utilizado e prazo de entrega. Após a definição, é preciso que seja elaborado contrato, que pode ser feito de forma simples, porém com todos os dados informados no orçamento e que deve ser datado e assinado pelas partes.
No caso de viagens, o planejamento e a antecedência possibilitam melhores escolhas de locais, hotéis e preços ou melhores opções de aluguel de temporada.
Seguindo as orientações, o consumidor evitará problemas, mas se eles ocorrerem pode contatar o Procon-PR, pelo 0800-41-1512, ou encaminhar e-mail pelo portal www.procon.pr.gov.br ,ou se dirigir à sede, na Alameda Cabral,184, centro de Curitiba, entre 9h e 17h para abrir reclamação, munido de RG, CPF, comprovantes de residência e da relação de consumo.
“É preciso fazer os cálculos e um bom planejamento, mesmo com a renda extra do 13.º salário e também do adicional de férias”, recomenda Artigas. Ele orienta que o consumidor programe suas atividades com antecedência e alerta que é preciso evitar compras de Natal por impulso, fazendo uma pesquisa, tanto para produtos quanto para a prestação de serviços, o que permite encontrar os melhores preços aliados à qualidade. “Com relação aos pagamentos, se o consumidor optar pelo financiamento, crédito rotativo do cartão de crédito ou cheque especial deve ficar atento aos juros cobrados e fazer as contas”.
SERVIÇOS – Na prestação de serviços a orientação é buscar informações de quem já o utilizou, exigir orçamentos por escrito e sem compromisso, em que devem constar, além do preço, detalhes do serviço, formas de pagamento, material utilizado e prazo de entrega. Após a definição, é preciso que seja elaborado contrato, que pode ser feito de forma simples, porém com todos os dados informados no orçamento e que deve ser datado e assinado pelas partes.
No caso de viagens, o planejamento e a antecedência possibilitam melhores escolhas de locais, hotéis e preços ou melhores opções de aluguel de temporada.
Seguindo as orientações, o consumidor evitará problemas, mas se eles ocorrerem pode contatar o Procon-PR, pelo 0800-41-1512, ou encaminhar e-mail pelo portal www.procon.pr.gov.br ,ou se dirigir à sede, na Alameda Cabral,184, centro de Curitiba, entre 9h e 17h para abrir reclamação, munido de RG, CPF, comprovantes de residência e da relação de consumo.
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