Instituições de ensino superior interessadas em participar das operação do Projeto Rondon 2011 devem se inscrever no site do projeto entre os dias 16 e 26 de novembro. As operações serão realizadas em julho de 2011 nos estados do Amapá, Amazonas, de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem o intuito de integrar alunos universitários em comunidades carentes, desenvolvendo trabalhos voluntários.
De acordo com o gerente de planejamento do Ministério da Defesa, José Paulo da Cunha Vitorio, esses trabalhos são voltados para a ampliação do bem-estar das comunidades e contribuem para o desenvolvimento sustentável das regiões.
Ele conta que muitos alunos universitários, acostumados à vida urbana, não têm noção do que é a vida no interior ou em regiões mais pobres e desconhecem a realidade de lugares mais carentes como a Amazônia ou o Nordeste. Na opinião dele, o projeto traz uma experiência considerável ao aluno.
“O projeto integra esses alunos na comunidade carente e o trabalho deles faz com que a vida daquela população melhore. Os alunos aprendem mais do que em sala de aula, e uma experiência como esta dinheiro nenhum paga”, enfatiza.
De acordo com o Ministério da Defesa, a última edição do projeto, em fevereiro de 2010, envolveu cerca de 1,6 mil estudantes e professores universitários de 92 instituições de ensino superiores diferentes.
Fabiana Nunes, que coordena o projeto na Universidade Católica de Brasília desde de 2005, conta que os alunos ficam sempre empolgados com a ideia de visitar outros municípios e ajudar. Fabiana diz que os alunos trazem muitas experiências das viagens.
“Não tem livro, nem sala de aula que ensine o que a gente aprende durante a operação do Rondon”, completa.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.