Praça do Japão. Foto de Doraci de Souza |
Curitiba é uma cidade que agrega fatores importantes para todo investidor. Possui política urbana, mobilidade, conectividade, infra-estrutura, logística e disponibilidade de energia.
Está localizada estrategicamente em um ambiente propício para abrigar grandes negócios. Fica a uma distância de 400 km de São Paulo, considerado o maior centro econômico do Brasil. A localização também a coloca como porta de entrada privilegiada para os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).
Entre as facilidades oferecidas estão backbones (supervias digitais), estações radiobases (ERBs), ADSL (internet com sistema de banda larga) e WI-FI (internet sem-fio), além de rodovias, aeroportos e a proximidade com os portos de Paranaguá e Antonina, localizados no Paraná, e de Navegantes e São Francisco, em Santa Catarina. A mão-de-obra qualificada formada por 55 instituições de ensino superior também torna a cidade atrativa para novos investimentos.
Curitiba é uma cidade que sempre se antecipou às demandas futuras e direcionou políticas de planejamento tendo o homem como centro das atenções. Desde 1970, o planejamento urbano foi capaz de fazer da cidade um modelo de gestão urbana, de transporte coletivo e de preservação do meio ambiente.
Essas políticas renderam a Curitiba qualidade de vida, comprovada por indicadores que medem o desenvolvimento das cidades. O Índice Municipal de Desenvolvimento Humano (IDHM) da capital é de 0,856; o Índice de Condição de Vida (ICV) é de 0,808; e o Índice Sintético de Satisfação da Qualidade de Vida, de 81,75%. A taxa de alfabetização na cidade chega a 96,86%.
A economia de Curitiba tem crescido a taxas superiores à media nacional. Nos últimos cinco anos o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade registrou um crescimento nominal superior a 73%, saltando de R$ 20,5 bilhões, em 2002, para quase R$ 36 bilhões, em 2007.
Tantas políticas tornam a capital paranaense premiada internacionalmente e referência para muitas cidades de diversos países.
Destaques de Curitiba
- 2° Pólo Automobilístico do Brasil;
- Uma das cidades brasileiras mais atraentes para se investir – Revista Watson Wyatt – dezembro/2007;
- 2ª Melhor Cidade para Negócios no Brasil e 5ª Melhor Cidade da América Latina para Negócios – Revista América Economia (2005 e 2006);
- 2º Pólo de Inovação Tecnológica do Brasil – Pesquisa IPEA (divulgação: Folha de S. Paulo, 2005);
- Melhor Destino de Negócios: Revista Veja, 2007;
- Campeãs de Infra-estrutura, 3ª colocada: Revista Exame, 2006;
- 2ª Melhor Cidade do Sul do Brasil para se trabalhar: Revista Você S/A, 2005;
- Prêmio BID: Curitiba entre os 5 melhores projetos de desenvolvimento econômico – AL e Caribe (único do Brasil) - outubro/2007;
- Prêmio “Rede APL-PR/SENAI: Apoio aos Arranjos Produtivos Locais;”
- X Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica – 3ª colocada, categoria Inovação Social, Região Sul. FINEP/MCT - Único projeto de Administração Pública.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.