Foto: Cesar Brustolin/SMCS |
O prefeito de Curitba, Luciano Ducci assinou, nesta segunda-feira (20), o convênio com a Mitra da Arquidiocese de Curitiba para as obras de restauro da Catedral Basílica Menor de Curitiba, na praça Tiradentes. A reforma será feita com recursos do potencial construtivo.
"Foi criada uma conta específica da Prefeitura para o depósito do dinheiro. As obras já podem começar em janeiro. Vamos trabalhar bastante para chegar ao Natal de 2012 com todo o restauro da Catedral pronto", disse o prefeito Luciano Ducci.
O potencial construtivo é a possibilidade de comercialização, pelo proprietário de um imóvel, do direito de construção para além da metragem permitida pela legislação municipal de zoneamento e uso do solo urbano. O decreto municipal possibilitará a captação de recursos, aproximadamente R$ 4 milhões.
"É o maior presente que eu poderia receber nesse fim de ano. Avalio esse convênio como um grande presente para Curitiba", disse o arcebispo de Curitiba, Dom Moacir Vitti. A classificação da Catedral como Unidade de Interesse Especial de Preservação, desde a década de 90, permite que o município negocie com o mercado imobiliário cotas de potencial construtivo, captando recurso e transferindo para o proprietário do imóvel restaurado, no caso, a Mitra da Arquidiocese de Curitiba.
Os secretários do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; do Urbanismo, Suely Hass; a procuradora-geral do município, Claudine Camargo Bettes; e os vereadores João do Suco e Tito Zeglin também participaram da reunião.
Com informações; Agência de Noticias da Prefeitura de Critiba
Postar um comentário
Obrigado pela participação.