Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, se reúne com o Superintendente da APPA, Airton Vidal e com o Diretor da Secretaria dos Transportes do Paraná, Aldair Wanderlei Petry..Foto:Janine Moraes/SEP |
O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, afirmou nesta quinta-feira (27) que o governo federal vai intensificar a parceria com o Paraná para que o Porto de Paranaguá seja modernizado. “Não se trata de federalização, e sim de parceria, uma vez que o porto é público, e recebe investimentos do Governo Federal para atender a demanda de todo o País”.
A declaração foi dada durante encontro com o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron. A reunião faz parte dos encontros promovidos pela Secretaria de Portos (SEP) para verificar o andamento de todos os projetos e conhecer as dificuldades dos terminais marítimos brasileiros.
Leônidas afirmou que o Porto de Paranaguá é importantíssimo para o Brasil e precisa voltar a ser referência nacional. Ele disse ainda que irá tomar todas as medidas para apoiar os investimentos. “A partir de agora, a aplicação da política do Governo Federal em Paranaguá será intensificada, porque temos objetivos comuns: fazer com que os portos de Paranaguá e Antonina cresçam e atendam da melhor maneira possível a sociedade”, declarou o ministro.
PROJETO – Maron apresentou o projeto de modernização dos portos de Paranaguá e Antonina, que vai aumentar a capacidade de movimentação de cargas dos terminais em até 60%, além do aumento do cais acostável do Porto de Paranaguá, que terá 12 novos berços de atracação. O projeto está subdividido em nove grandes obras que, juntas, somam cerca de R$ 1 bilhão.
Com isso, a expectativa da Appa é que a movimentação de cargas neste ano supere a registrada no ano passado. Em 2010, os portos paranaenses movimentaram 38,16 milhões de toneladas de mercadorias, 22% mais que o registrado no ano anterior. A receita cambial – que é o valor gerado pelas exportações de mercadorias – foi de US$ 14,48 bilhões, no ano passado, a maior já registrada na história dos portos paranaenses.
A declaração foi dada durante encontro com o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron. A reunião faz parte dos encontros promovidos pela Secretaria de Portos (SEP) para verificar o andamento de todos os projetos e conhecer as dificuldades dos terminais marítimos brasileiros.
Leônidas afirmou que o Porto de Paranaguá é importantíssimo para o Brasil e precisa voltar a ser referência nacional. Ele disse ainda que irá tomar todas as medidas para apoiar os investimentos. “A partir de agora, a aplicação da política do Governo Federal em Paranaguá será intensificada, porque temos objetivos comuns: fazer com que os portos de Paranaguá e Antonina cresçam e atendam da melhor maneira possível a sociedade”, declarou o ministro.
PROJETO – Maron apresentou o projeto de modernização dos portos de Paranaguá e Antonina, que vai aumentar a capacidade de movimentação de cargas dos terminais em até 60%, além do aumento do cais acostável do Porto de Paranaguá, que terá 12 novos berços de atracação. O projeto está subdividido em nove grandes obras que, juntas, somam cerca de R$ 1 bilhão.
Com isso, a expectativa da Appa é que a movimentação de cargas neste ano supere a registrada no ano passado. Em 2010, os portos paranaenses movimentaram 38,16 milhões de toneladas de mercadorias, 22% mais que o registrado no ano anterior. A receita cambial – que é o valor gerado pelas exportações de mercadorias – foi de US$ 14,48 bilhões, no ano passado, a maior já registrada na história dos portos paranaenses.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.