José Richa Filho. Foto Jorge Woll / SEIL. |
O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, detalhou nesta quinta-feira (10), em Maringá, as ações da secretaria no setor aeroportuário, incluindo um conjunto de obras em sete aeroportos paranaenses, com investimentos de R$ 21,1 milhões em 2011, e projetos que vão preparar o Estado para a Copa do Mundo de 2014. O secretário participou do workshop “Aeroporto de Maringá e desenvolvimento regional”,
“O dever do governo é solucionar todas as questões logísticas do Estado”, disse o secretário. “Na questão da ampliação dos aeroportos ou da construção de novas pistas é fundamental ouvir os usuários e os empresários, como estamos fazendo neste workshop, para termos um diagnóstico preciso das necessidades aeroviárias para o desenvolvimento de cada município e região.”
Com as obras já orçadas para este ano, o Departamento Aero-Hidro-Ferroviário da Secretaria de Infraestrutura e Logística prevê melhorias em sete aeroportos. São as seguintes: pavimentação do aeroporto de Castro; recuperação da sinalização luminosa do aeroporto de Ponta Grossa; recapeamento do pavimento do aeroporto de Maringá; e rejuvenescimento das pistas dos aeroportos de Loanda e Palotina, além de desapropriações de áreas no aeroporto de Londrina e no Afonso Pena.
Com o objetivo de construir novas pistas, o Governo do Estado continua avaliando a desapropriação de áreas nas proximidades do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e no aeroporto de Londrina, no Norte do Paraná. Os projetos dependem de estudos de viabilidade ambiental que levam em conta as exigências do EIA-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) e recursos federais.
COPA DO MUNDO – Com a aproximação da Copa do Mundo, os projetos de ampliação de grandes aeroportos precisam avançar, ressalta o secretário. José Richa Filho informou que na região de Curitiba a Secretaria já fez o levantamento das desapropriações para a construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena. Trata-se de uma área de 857 mil m², que corresponde a 243 lotes, com 32 casas, onze áreas livres, nove barracões e um ginásio de esportes.
José Richa Filho acrescenta que duas medidas administrativas para a área no entorno do Afonso Pena estão em estudo. São elas a edição de um decreto de utilidade pública e a formação de uma comissão de avaliação da área, ambas a serem tomadas em conjunto com o Ministério da Defesa e a Infraero.
Ainda com relação à Copa de 2014, o secretário adiantou que está prevista a ampliação e a reforma do terminal de passageiros do aeroporto de Foz do Iguaçu. Também faz parte do projeto a recuperação da pista de pouso e decolagem. Obras idênticas estão previstas ainda para o aeroporto de Londrina.
O secretário lembrou que está nos planos de sua pasta dar andamento a obras de ampliação do pátio do aeroporto de Maringá e também à execução do novo terminal de passageiros do aeroporto de Cascavel, cuja pista receberá obras de ampliação.
INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA – A infraestrutura aeroportuária do Estado do Paraná conta atualmente com 40 aeroportos e aeródromos públicos, sendo 36 com pavimento asfáltico, somando 2,3 milhões de m², o que equivale a 322 quilômetros de uma rodovia de 7,2 m de largura. No Paraná, as prefeituras, por meio de convênios com o Comando da Aeronáutica e interveniência da Secretaria de Infraestrutura e Logística, administram, mantêm, exploram e operam 36 aeroportos. Os outros quatro (Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu) estão no âmbito da Infraero.
Existem, além disso, 60 aeródromos privados no Estado. Oito têm pavimento asfáltico. O Paraná conta com 18 aeroportos dotados de operações noturnas, cinco com linhas aéreas regulares e oito operando por instrumentos.
“O dever do governo é solucionar todas as questões logísticas do Estado”, disse o secretário. “Na questão da ampliação dos aeroportos ou da construção de novas pistas é fundamental ouvir os usuários e os empresários, como estamos fazendo neste workshop, para termos um diagnóstico preciso das necessidades aeroviárias para o desenvolvimento de cada município e região.”
Com as obras já orçadas para este ano, o Departamento Aero-Hidro-Ferroviário da Secretaria de Infraestrutura e Logística prevê melhorias em sete aeroportos. São as seguintes: pavimentação do aeroporto de Castro; recuperação da sinalização luminosa do aeroporto de Ponta Grossa; recapeamento do pavimento do aeroporto de Maringá; e rejuvenescimento das pistas dos aeroportos de Loanda e Palotina, além de desapropriações de áreas no aeroporto de Londrina e no Afonso Pena.
Com o objetivo de construir novas pistas, o Governo do Estado continua avaliando a desapropriação de áreas nas proximidades do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e no aeroporto de Londrina, no Norte do Paraná. Os projetos dependem de estudos de viabilidade ambiental que levam em conta as exigências do EIA-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) e recursos federais.
COPA DO MUNDO – Com a aproximação da Copa do Mundo, os projetos de ampliação de grandes aeroportos precisam avançar, ressalta o secretário. José Richa Filho informou que na região de Curitiba a Secretaria já fez o levantamento das desapropriações para a construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena. Trata-se de uma área de 857 mil m², que corresponde a 243 lotes, com 32 casas, onze áreas livres, nove barracões e um ginásio de esportes.
José Richa Filho acrescenta que duas medidas administrativas para a área no entorno do Afonso Pena estão em estudo. São elas a edição de um decreto de utilidade pública e a formação de uma comissão de avaliação da área, ambas a serem tomadas em conjunto com o Ministério da Defesa e a Infraero.
Ainda com relação à Copa de 2014, o secretário adiantou que está prevista a ampliação e a reforma do terminal de passageiros do aeroporto de Foz do Iguaçu. Também faz parte do projeto a recuperação da pista de pouso e decolagem. Obras idênticas estão previstas ainda para o aeroporto de Londrina.
O secretário lembrou que está nos planos de sua pasta dar andamento a obras de ampliação do pátio do aeroporto de Maringá e também à execução do novo terminal de passageiros do aeroporto de Cascavel, cuja pista receberá obras de ampliação.
INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA – A infraestrutura aeroportuária do Estado do Paraná conta atualmente com 40 aeroportos e aeródromos públicos, sendo 36 com pavimento asfáltico, somando 2,3 milhões de m², o que equivale a 322 quilômetros de uma rodovia de 7,2 m de largura. No Paraná, as prefeituras, por meio de convênios com o Comando da Aeronáutica e interveniência da Secretaria de Infraestrutura e Logística, administram, mantêm, exploram e operam 36 aeroportos. Os outros quatro (Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu) estão no âmbito da Infraero.
Existem, além disso, 60 aeródromos privados no Estado. Oito têm pavimento asfáltico. O Paraná conta com 18 aeroportos dotados de operações noturnas, cinco com linhas aéreas regulares e oito operando por instrumentos.
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