JBPress
  • CAPA
    • BRASIL
    • ECONOMIA
  • CADERNOS
    • VIDEOS
    • CULTURA
    • CURIOSIDADE
    • MODA
  • CADERNOS 2
    • SAÚDE
    • AGRO
    • PARANÁ
    • CIÊNCIA
  • OPINIÃO
  • ESTILO
  • MUNDO

Home Brasil Nos Estados Unidos, mídia faz críticas à visita de Obama ao Brasil

Nos Estados Unidos, mídia faz críticas à visita de Obama ao Brasil

JBPress março 21, 2011 0

Carolina Pimentel e Allen Bennett*
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Os principais veículos de comunicação dos Estados Unidos avaliaram como inoportuna a visita do presidente Barack Obama ao Brasil. Um dos argumentos usados foi a abstenção do Brasil na votação, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, sobre a resolução que cria uma zona de exclusão aérea na Líbia e permite uma intervenção contra as tropas de Muammar Khadafi – posição contrária à dos norte-americanos.

Na avaliação dos meios de comunicação norte-americanos, a viagem de Obama é como um ajuste nas relações com a América Latina. São muitos os motivos para melhorar as ligações com o Brasil, segundo os jornais, apesar de Obama não atender aos dois grandes desejos dos brasileiros: um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e a retirada de taxas à importação do etanol.

Jornal Washington Post
O jornal Washington Post avaliou a viagem como controversa, mas destacou que o presidente tinha condições de “administrar” a crise na Líbia mesmo estando fora dos Estados Unidos, já que a maioria de seus assessores para segurança nacional integram a comitiva.

A rede de televisão CNN classificou a viagem de Obama ao Brasil de awkward, ou seja, inábil e desajeitada, por ocorrer dias depois da abstenção brasileira nas Nações Unidas e de o governo Obama ter anunciado na Casa Branca que estava formando uma coalizão forte para enfrentar a Líbia.

Para o canal de TV FoxNews, a viagem de Obama ao Brasil e a outros países da América do Sul é uma espécie de férias na região e uma tentativa de  fugir dos problemas urgentes internos, como a crise com o orçamento, o risco de acidente nuclear grave no Japão e a crise na Líbia.

Jornal Miami Herald
O jornal Miami Herald avaliou que a visita é um “pano de fundo da crise militar com a Líbia”. O jornal publicou fotos de protestos contra a viagem de Obama ao Brasil.

O conservador Weekly Standard sugeriu que Obama aproveitasse a visita para tratar com a presidenta Dilma Rousseff  do apoio da Venezuela às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Para o jornal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi incapaz de lidar com essa questão.

O jornal Los Angeles Times considerou a viagem “morna e convencional” e lembrou que a Colômbia, maior aliado dos Estados Unidos na América do Sul, ficou fora do roteiro. Segundo o jornal, a explicação é que o país vai sediar uma Cúpula das Américas no próximo ano e que há um tratado de livre comércio com os colombianos parado no Congresso americano.

New York Times
No New York Times, o apoio de Obama ao pedido do Brasil de um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) foi “modesto”.

A mídia dos Estados Unidos manifestou também descontentamento com a presidenta Dilma Rousseff por ter se recusado a responder perguntas da imprensa, assim como com Obama. Os jornais elogiaram, no entanto, a franqueza nas críticas à política americana de dólares baratos, barreiras comerciais e subsídios.

Stephen Crowley/The New York Times
Enquanto os jornais norte-americanos, em geral, não gostaram da decisão do presidente de viajar neste momento, muitos divulgaram informações positivas sobre o Brasil, como a eleição da primeira presidenta, a liderança regional, o progresso social e econômico, o baixo índice de desemprego, as grandes reservas de petróleo e o potencial de crescimento. A manchete do jornal Foxnews, por exemplo, foi "O Brasil encontra-se em outro nível".

*Allen Bennett é editor do The News in English//Matéria alterada para atualização de informações
Tags: Brasil
Share:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

AUTOR


João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Conexão

Curitiba News

MAIS LIDAS

  • Portos do Paraná alcançam novo recorde em receita de exportações
    Foto: Rodrigo Leal / Appa A receita cambial gerada pelas exportações realizadas entre janeiro e novembro de 2010, via Portos do P...
  • Entidades sem fins lucrativos são vendidas como mercadoria em Goiás
    As OSCIPs têm certificado do Ministério da Justiça e o compromisso de promover o bem social. Antônio Carlos Vieira oferece a venda de OSCI...
  • Novo Código de Processo Civil é aprovado no Senado e segue para a Câmara
    O Senado aprovou esta noite (15) o novo Código de Processo Civil, elaborado por uma comissão de juristas convocada pelo presidente da Casa...
  • Por telefone, Roberto Jefferson aconselha Eduardo Cunha a renunciar
    Jornal do Brasil Deflagrador do mensalão e condenado pelo STF por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, o ex-deputado Roberto...
Tecnologia do Blogger.