Enio Verri |
O deputado estadual Líder da Oposição na Assembleia Legislativa, Enio Verri, considerou como excelente o crescimento de 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná em 2010. O índice foi divulgado nesta quinta-feira (3/3) pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O crescimento da economia paranaense superou o nacional no período: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou ontem aumento de 7,5% do PIB brasileiro em 2010.
De acordo com Verri, que atuou como secretário do Planejamento entre 2006 e 2009, o bom desempenho da economia do Paraná é “resultado das políticas macroeconômicas do governo Lula em consonância com as políticas sociais e econômicas do ex-governador Roberto Requião”. “Ao contrário do que disse o secretário da Fazenda Luiz Carlos Hauly durante Audiência Pública na Assembleia no início desta semana, o PIB do Estado não está em decréscimo. Este índice é incontestável, é resultado da soma do esforço do governo federal em impulsionar e dinamizar a economia em conjunto com as medidas adotadas pela gestão do ex-governador Requião.”
O deputado destacou as políticas adotadas pelo governo Requião que favoreceram o crescimento da economia estadual em 2010, como a atração de novos investimentos, estímulo ao empreendedorismo, abertura de novos créditos, atuação da Agência de Fomento e a redução de impostos. “A gestão do ex-governor Requião ainda desenvolveu programas sociais que, do meu ponto de vista, contribuiram sensivelmente para o crescimento do PIB, como o Trator Solidário. O programa possibilitou, nos últimos anos, a mecanização de milhares de pequenas propriedades rurais, aumentando a produção e gerando renda”, argumentou.
Presidente do PT do Paraná, Verri enfatizou a importância de mecanismos que garantem mais distribuição de renda como instrumento acelerador da economia. “Um dos principais ingredientes para gerar crescimento econômico é fazer uma boa política de distribuição de renda, aumentando o salário dos servidores públicos, mantendo a política de reajuste do salário mínimo regional e oferecendo incentivos para micro empresários e pequenos produtores rurais. Esta é a prática que esperamos que seja executada pelo governo Beto Richa. Nosso objetivo é que a economia continue crescendo e que as desigualdades e injustiças sociais diminuam cada vez mais.”
Assessoria de Imprensa
Renato Sordi
Postar um comentário
Obrigado pela participação.