Mais de dois mil estabelecimentos de ensino em todo Paraná realizaram nesta quarta-feira (23) consulta junto à comunidade escolar para escolha de diretores e seus auxiliares. Votaram professores e funcionários, responsáveis por alunos menores de 16 anos e alunos matriculados nos ensinos médio e profissional. Os representantes escolhidos têm um mandato de três anos nos cargos.
Segundo a superintendente de Educação da Secretaria de Estado da Educação, Meroujy Cavet, “o processo de consulta representa a participação de pais, alunos, professores, pedagogos e funcionários na decisão dos rumos da escola”. Para a superintendente, este compromisso entre escola e sociedade deve ser constante para garantir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.
A comunidade reconhece a importância dessa consulta. “Esta é a oportunidade que temos de escolher os nossos representantes escolares. No Paraná, nós temos este direito e então devemos participar. Ser cidadão começa na escola”, destacou Marlene Dinah de Lima, funcionária da Escola Estadual Guimarães Rosa, em Assis Chateaubriand.
A designação dos diretores é o primeiro passo da participação da comunidade. “Temos responsabilidade na escolha dos nossos representantes, mas temos que cobrar as propostas e um bom trabalho também durante os próximos anos”, comentou Ana Thalita Santana Couto, 16 anos, aluna do 2º anos do ensino médio do Colégio Estadual Pedro Macedo, em Curitiba.
O processo se encerrou às 22 horas e a contagem dos votos é feita em cada escola. O resultado oficial, com as análises de recursos, será divulgado até o dia 16 de dezembro.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.