O governador Beto Richa sancionou nesta segunda-feira (19/12), no Palácio das Araucárias, a lei que cria a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A nova autarquia ficará vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e vai atuar na fiscalização da produção vegetal e animal do Estado.
É fundamental para o Estado manter uma agricultura forte. Com esse sistema vamos abrir novos mercados internacionais para os produtos paranaenses, afirmou Richa.
Entre as atribuições da agência estão a promoção da defesa agropecuária e inspeção sanitária dos produtos de origem animal; prevenção, controle e erradicação de doenças animais e pragas vegetais, além do controle e fiscalização da regularidade e da qualidade dos insumos utilizados na agricultura e pecuária.
"Ao estado cabe criar as condições para que a iniciativa privada produza, gere empregos e impostos e a agência se insere nesta linha", disse o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, que foi um dos maiores defensores da criação do órgão.
Para ele, o Estado deve fiscalizar os produtos da agropecuária para que sejam saudáveis e cumpram as exigências da lei e do mercado. "A fiscalização não é inimiga do produtor e nem o produtor quer ser um transgressor das regras", completou.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.