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Governo prepara programa para levar internet gratuita a todo o Estado

JBPress janeiro 03, 2012 0

Secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri.
Foto: José Gomercindo / AENotícias
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano está desenvolvendo um projeto que pretende levar internet gratuita a todos os municípios paranaenses a partir de 2012. Batizado de Paraná Digital, o programa está em fase de elaboração e ainda será submetido à apreciação do governador Beto Richa. “O objetivo é atender principalmente a população mais carente”, informa o


secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri. Ele também destaca outro projeto importante em desenvolvimento na pasta: o Sedu Interativa, que visa melhorar o planejamento de ações da pasta.

De acordo com o secretário, o projeto Sedu Interativa baseia-se num software para cadastramento dos municípios – que podem alimentar o sistema via internet – e que permite também um diagnóstico de todas as ações de desenvolvimento urbano em andamento ou realizadas no Estado.

“Essa ferramenta permitirá melhorar o nosso planejamento e definir prioridades de acordo com as necessidades indicadas pelo diagnóstico. Com isso, será possível levar o desenvolvimento de forma integrada, racionalizando o uso do dinheiro público e ajudando as administrações municipais”, afirmou.

OBRAS – Para Silvestri, o balanço do trabalho da secretaria no primeiro ano do governo Beto Richa é positivo. “Tivemos 284 obras concluídas e mais 311 iniciadas”, disse. De acordo com ele, foram liberados R$ 55 milhões para obras de recapeamento asfáltico em 283 municípios.

Silvestre informa que a pavimentação é uma das maiores demandas dos municípios atualmente. Outras obras importantes destacadas por ele são os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros da Juventude, realizados em parceira com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, a construção de escolas municipais e Unidades de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF).

Segundo o secretário, estão em análise e fase de estudos R$ 241 milhões destinados a financiamentos municipais. Desses recursos, R$ 75 milhões estão na Agência de Fomento e outros R$ 53 milhões na Secretaria do Tesouro Nacional.

De acordo com Silvestri, ao analisar pedidos de financiamento a secretaria incentiva os prefeitos a financiar obras que se enquadrem no programa de governo do Estado. “Um dos programas que temos incentivado é o dos barracões industriais, porque geram emprego, renda e melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios (IDH-M)”, afirma. Entre as áreas prioritárias para financiamento também estão os terrenos destinados à construção de moradias.

DIFICULDADES – Cezar Silvestri lembra que iniciou o trabalho na secretaria enfrentando dificuldades relacionadas a convênios assinados pela administração anterior e cujo prazo de validade se encerrava no dia 31 de dezembro de 2010, principalmente no programa Recap.

O secretário também destaca como fato positivo de 2011 a retomada do bom relacionamento do Governo do Paraná com os parlamentares da bancada federal. “O Beto abriu uma porta fechada há muitos anos”, afirmou. “Acredito que vamos colher bons frutos com essa nova forma de governar, por meio do diálogo, da conversa, deixando de lado as diferenças políticas e partidárias.”

COPA 2014 – Entre os desafios da secretaria para o ano estão as obras da Copa do Mundo de 2014, vinculadas à pasta por meio da Coordenadoria dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Silvestre também lembra que o governo começa a restaurar a capacidade de investimento do Estado e busca novos financiamentos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. “Esses recursos podem impulsionar ações em todas as secretarias”, afirmou.
Tags: Tecnologia
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João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

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