JBPress
  • CAPA
    • BRASIL
    • ECONOMIA
  • CADERNOS
    • VIDEOS
    • CULTURA
    • CURIOSIDADE
    • MODA
  • CADERNOS 2
    • SAÚDE
    • AGRO
    • PARANÁ
    • CIÊNCIA
  • OPINIÃO
  • ESTILO
  • MUNDO

Home Turismo Rio comemora 100 anos do bondinho

Rio comemora 100 anos do bondinho

JBPress outubro 27, 2012 0

Flávia Villela 
Agência Brasil
 
Fundado em 1912 pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos, o teleférico mais famoso do mundo completa 100 anos. O bondinho do Pão de Açúcar, no Morro da Urca, zona sul do Rio, foi o primeiro do Brasil e o terceiro do mundo a funcionar. Foto: Tânia Rêgo/ABr
Rio de Janeiro – Fundado em 1912 pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos, o teleférico mais famoso do mundo completa hoje (27) 100 anos. O bondinho do Pão de Açúcar, no Morro da Urca, zona sul do Rio, foi o primeiro do Brasil e o terceiro do mundo a funcionar. Segundo a Riotur, já subiram o Pão de Açúcar por ele mais de 40 milhões de pessoas. No total, foram necessários três anos para a conclusão das obras. O primeiro bondinho era de madeira.


 Foto: Tânia Rêgo/ABr
Com muitas histórias para contar sobre o bondinho, o funcionário mais antigo da companhia, Antônio Lourenço, com 51 anos de casa, perdeu a conta das figuras ilustres que teve a oportunidade de conhecer e dos “causos” inusitados que testemunhou. Um deles deu origem ao apelido que ganhou dentro da companhia quando começou a trabalhar aos 21 anos como servente.

 Foto: Tânia Rêgo/ABr
“Estava ajudando a fazer um muro de contenção. Houve um princípio de acidente e caí de uma ribanceira de uns 20 metros de altura. 

Cheguei lá em baixo sem nenhum arranhão e aí começaram a me chamar de gato, porque tinha sete vidas”, contou.

 Foto: Tânia Rêgo/ABr
Seu Gato estava lá quando Roger Moore filmou, em 1979, a cena histórica de 007 contra o Foguete da Morte, em que James Bond luta com Dentes de Aço dentro do 

bonde, pouco antes de o vilão cortar o cabo do teleférico com os dentes. “Demos todo o apoio a eles, trataram-nos muito bem, tomávamos café juntos”, mas a luta foi “só encenação, não teve nada daquilo”, lembrou o funcionário.

 Foto: Tânia Rêgo/ABr
Emoção de verdade, segundo Seu Gato, foi ter visto em 1977 o equilibrista estadunidense Steven McPeak andar com uma vara sobre o cabo do bondinho.  “Foi quase um suicídio. Não acreditei que ele fosse realmente fazer isso, mas ele fez mesmo. Até hoje temos a vara que ele usou”, informou.

Outro momento que também ficou guardado na memória de Seu Gato, que hoje trabalha na área de manutenção do bondinho, foi o encontro com a atriz italiana Gina Lollobrigida, em 1985, em sua visita ao bondinho. “Muito simpática e muito linda! Tirei até foto com ela”, gabou-se.
 Foto: Tânia Rêgo/ABr
Seu Gato disse ter perdido a conta do número de passageiros que ficaram assombrados pela altura do morro.

 Foto: Tânia Rêgo/ABr
Os 386 metros de altitude do Pão de Açúcar impressionam os passageiros do bondinho até hoje. De férias, no Rio, a estudante moçambicana, Nereida Ayob, 23 anos, contou que sentiu um pouco de medo ao subir no bondinho, que é logo esquecido pela paisagem deslumbrante. “É algo muito diferente. Quando estamos a andar já não se sente muito [medo], pois a pessoa fica mais atenta à vista do que à altura”, explicou a jovem.
 
A canadense Jenifer Uttley, 66 anos, veio ao Brasil a passeio em um tour pela América Latina com mais 39 amigas. Nunca havia planejado conhecer o Pão de Açúcar e se disse surpreendida pela beleza natural da cidade vista de cima. “A paisagem é espetacular e passear no bondinho é muita diversão”, contou.

As filhas de Lady Wittckind, 77 anos, trouxeram-na de Caxias do Sul para conhecer o Pão de Açúcar. “Uma maravilha sem palavras. Uma coisa é o que a gente vê na TV. Não é a mesma coisa. Lindo demais”, comentou.

À noite, haverá uma comemoração oficial do centenário da instalação do Bondinho do Pão de Açúcar, com o lançamento de dois selos comemorativos dos Correios. Os selos mostram o cume do Pão de Açúcar e o passeio no teleférico.
Tags: Brasil Cultura Curiosidade Educação Tecnologia Turismo
Share:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários ( Atom )
Designed by OddThemes

AUTOR


João de Bourbon é Jornalista, Publicitário e Consultor Político. 
Coordenou e participou de diversas campanhas eleitorais, presta consultoria em Marketing Político e é membro da IAPC – International Association of Political Consultants, associação que congrega os melhores profissionais de Marketing Político do mundo.

Conexão

Curitiba News

MAIS LIDAS

  • 18 filmes que você viu e que são provavelmente mais quentes que pornô
    Contamos como e por que alguns de seus filme favoritos derrotam muitos 'xxx' LUIGI LANDEIRA EL PAÍ S Quando o crítico...
  • Lactec deve finalizar protótipo da Usina de Belo Monte em dezembro
    Foto: Lactec O Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) deve finalizar em dezembro o modelo reduzido que vai simular o funci...
  • Duas mil pessoas celebram 2019 na Vigília Lula Livre
    Representantes de caravanas de mais de 20 estados brasileiros passaram o ano novo em frente à Sede da Polícia Federal em Curitiba para fica...
  • A família e a nova realidade em tempo de pandemia
    Em tempo de pandemia e isolamento social o convívio familiar ficou mais intenso. Os desafios são muitos e a oração é o caminho encontrado pa...
Tecnologia do Blogger.