Albert Steinberger
Da BBC Brasil em Londres
Somente 2% do uísque consumido no Brasil são do
tipo single malt (Foto: BBC
|
Estimuladas pelo significativo crescimento do consumo de uísque no
Brasil, grandes empresas do setor traçam estratégias para fazer com que o
brasileiro passe a beber também produtos de melhor qualidade, e de
preço mais elevado.
O mercado no Brasil é dominado pelas marcas do chamado blended whisky,
produzido a partir da mescla de várias destilações. Dos 38,7 milhões de
litros de uísque consumidos no país, quase 27 milhões são deste tipo de
bebida, diz um relatório da consultoria Euromonitor.
Agora, as destilarias pretendem "apresentar" ao consumidor brasileiro o seu produto premium, o uísque chamado single malt,
feito com um único tipo de cevada que gera uma bebida considerada de
qualidade superior (assista ao video abaixo para saber mais). O consumo
deste tipo ainda é restrito a 2% do uísque bebido no Brasil, mas tem
crescido nos últimos anos.
"Empresas que importavam apenas blended whisky há três anos passaram a importar também o single malt", conta o especialista em uísque Alexandre Campos. Para a Euromnitor, a sofisticação gradual do
consumo que tem acontecido no Brasil é consequência direta do aumento do
poder de compra do brasileiro. "É esperado que consumidores de baixa
renda e emergentes que passam a ter mais dinheiro no bolso migrem de
destilados populares, como cachaça e aguardente, para bebidas premium”, diz a consultoria.
No Brasil, como em outros países, o hábito de
beber uísque é fortemente associado ao status social. A bebida é um dos
símbolos de sucesso e de prosperidade econômica.
E exatamente por conta do aumento da renda média
da população o Brasil tem observado um dos maiores crescimentos de
consumo de uísque do mundo, com uma expansão de mercado de 34% ao ano,
superando, em percentual, grandes centros tradicionais de consumo como
EUA, França e Espanha.
Segundo a Scotch Whisky Association (SWA), a associação de produtores
de uísque escocês, o Brasil foi em 2011 o 8º mercado mundial em volume
de vendas e 9º em valor das importações de uísque. Pelos números da SWA, o Brasil importou mais de
13 milhões de litros de uísque escocês, por cerca de R$ 330 milhões. E a
associação espera que esses números continuem subindo.
Outra forma de beber
Para Rosemary Gallagher, gerente de comunicação
da SWA, o "amadurecimento" do consumidor brasileiro se dará
naturalmente, como aconteceu em outros países. "Conforme os mercados se
tornam mais estabelecidos, há um aumento gradual no consumo de single malt", afirma ela.
Mas, apesar da avaliação da associação escocesa,
o que se vê é que no Brasil o hábito de beber uísque segue um rumo bem
peculiar. Aos poucos, o consumo no Brasil foi sendo
adaptado aos hábitos locais e, hoje, o destilado é tomado de modo bem
diferente da tradição escocesa. Na Escócia, país de clima instável e com frio
intenso no inverno, o uísque é normalmente consumido puro, sem gelo,
muitas vezes misturado apenas a um pouco de água fresca para diluir a
concentração de álcool e liberar mais aromas da destilação.
No Brasil, país de clima quente, a bebida é misturada a muito gelo, a
bebidas refrescantes, que podem variar desde água de coco, guaraná e
bebidas energéticas. Ian Logan, representante da Pernod Ricard,
responsável pela marca Chivas Regal, diz que o mais importante é buscar
uma bebida que "agrade ao seu paladar". Ele avalia que o consumidor que quer gastar um pouco mais vai gostar das novidades. "O single malt é a escolha mais óbvia, com uma história forte e uma vasta gama de aromas, que tem todo um conhecimento por trás", disse ele.
Nos encontros de uísque na Grã-Bretanha, Brasil
está em alta (Foto: BBC)
|
Para entrar neste mercado peculiar, além do
lançamento de novas marcas no Brasil, as grandes empresas como Diageo,
Campari e Pernod Ricard têm investido fortemente em anúncios de
publicidade. De acordo com a Euromonitor, a tendência dos próximos anos é
"a atração de mais consumidores entre 25 e 30 anos para a categoria de
destilados". "Consumidores buscam marcas que reflitam o seu
status social e as suas aspirações", afirma Kabir Suharan, representante
da marca Jonhie Walker, que pertence à empresa Diageo.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.