Campanha associa excesso de pelos ao uso de pele
|
Uma campanha da organização
Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta, na sigla em inglês) causou
polêmica na Grã-Bretanha ao mostrar uma modelo "peluda".
Na nova propaganda a modelo
Joanna Krupa é mostrada usando apenas uma calcinha e exibindo o que seria um
excesso de pelos.
O objetivo é associar o
excesso de pelos ao uso de peles e ridicularizar os dois.
A ONG Peta, conhecida por
suas ações no mundo da moda, alega que o uso de peles implica em crueldade
contra os animais e defende que as pessoas usem tecidos alternativos.
Mas, para Harriet Walker,
especialista em moda de um dos principais jornais britânicos, o The
Independent, o cartaz faz uma crítica à algumas mulheres, comparando "a
virilha não depilada de uma modelo a usar peles".
"Claramente, esta
imagem é um pouco de mau gosto - isto é o que a Peta faz e, algumas vezes, é
eficaz", escreveu Harriet em um artigo no Independent.
"Mas isto vem antes de
você analisar o quanto é ofensivo e grotesco para mulheres sugerir que sua
camada térmica natural é a) sexualmente desmotivante e b) o equivalente a usar
partes de um animal morto."
A própria modelo deu
entrevista à Peta comentando a campanha.
"Eu queria fazer esta
campanha e continuar falando às pessoas sobre como (o uso de) peles é ruim.
Parem! Pele não é sexy. Não é Legal. Você está andando pela rua usando peles -
você realmente parece um idiota", afirmou Krupa à organização.
Histórico controverso
O jornal americano Huffington
Post também divulgou a última campanha da Peta com a modelo polonesa lembrando
que não é a primeira vez que a organização usa este tipo de recurso.
"A Peta capitaliza com
propagandas chocantes, que, frequentemente, mostram celebridades nuas para
promover os direitos dos animais."
Nomes famosos como Naomi
Campbell, Pamela Anderson e atrizes como Eva Mendes e Charlize Theron já
participaram de algumas destas ações, sempre com o slogan "I'd rather go
naked than wear fur" (ou, "Prefiro ficar nua do que usar pele",
em tradução livre).
O britânico Daily Mail
também comentou a propaganda da Peta mostrando inclusive fotos de bastidores
com Joanna Krupa. E lembrando outras ações polêmicas.
O jornal citou um protesto
da organização ocorrido em Los Angeles em 2011, no qual modelos nuas fingiam
tomar banho em público causando até um acidente de trânsito.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.