Matriz Santo Antonio de Lisboa - Japira-Paraná |
O município de Japira comemora neste dia 14 de dezembro seus 62 anos de emancipação político-administrativo, e para abrilhantar este dia histórico foram organizados uma agenda de eventos que se estenderão até no domingo (14). O convite para brindar seu aniversário estende a toda região.
A história do município de Japira não difere com os outros municípios circunvizinhos, emancipação política e administrativa, ferrovias e o começo do povoado.
Para chegar até os dias de hoje foi com muito trabalho e perseverança. A cidade tem em sua população ordeira e acolhedora uma peculiaridade em receber bem quem a visita. Nossos Parabéns ao município.
Confira um pouco de sua historia segundo o Site da Wikipédia.
Japira era parte integrante do município de Tomazina. Em 1923 o coronel Joaquim Pedro de Oliveira era dono de extensa área de terras entre os rios Laranjinha e das Cinzas. No ano seguinte sua propriedade rural seria cortada pelos trilhos de aço da estrada de ferro que correria no sentido meridional, e o coronel fez doação de determinada área de terras para a construção de uma estação ferroviária.
A estação ferroviária de Japira foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1924, com de nominação sugerida pelo engenheiro Francisco Bittencourt. Não demorou e ao redor da estação foram construídas dezenas de casas, que aumentavam gradativamente, com o passar dos anos.
A lei nº 93, de 19 de setembro de 1948, criou o Distrito Administrativo de Japira, jurisdicionado ao município de Tomazina. Em 14 de dezembro de 1951, pela lei nº 790, foi criado o município de Japira. As primeiras eleições deram-se a 9 de novembro de 1952, ocasião em que o coronel Joaquim Pedro de Oliveira elegeu-se prefeito municipal.
Para o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, segundo informação da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, a estação foi inaugurada em 1º de abril de 1925. Pela Lei de 1948 foi criado o Distrito Judiciário e não o Administrativo
Origem do nome da cidade
Os primeiros desbravadores sempre avistavam uma ave de coloração preta e avermelhada que os índios chamavam de Japuyra então o nome Japira foi inspirado nesta ave, que habitava abundantemente a região na época da criação do município. O pássaro tem o nome de GUACHE JAPUYRA, daí a derivação JAPIRA. A estação de trem passou a chamar-se estação de “Japyra”; e mais tarde se tornou o nome da cidade.
Prefeito: Wilson Ronaldo Rony de Oliveira Santos (Rony) (2013/2016)
Vice-prefeito: José Cláudio de Oliveira Santos (Capotão)
Presidente da câmara: Gilberto Novo Jardim
Confira abaixo a programação.
Postar um comentário
Obrigado pela participação.